App agora permite motorista criar recurso de multa ideal; entenda!

recurso de multa
A Zul+ anunciou uma parceria com a Doutor Multas para oferecer um serviço que ajuda os motoristas que foram multados injustamente Foto: Pixabay.com

O que você faz quando recebe uma multa que não é sua ou que considera injusta? Recorrer no órgão de trânsito é a reposta mais comum. Este, por sua vez, oferecem uma segunda chance ao motorista por meio do recurso. Pensando nisso, o Zul+ se juntou com a Doutor Multas para a criação de uma nova funcionalidade em seu aplicativo. Ele pode ser útil no processo de criação deste recurso de multa.

recurso de multa
Foto: Caspar Rae/Unsplash.com

Motorista pode criar recurso de multa ideal por meio do aplicativo da Zul+; entenda!

Esta parceria entre a Autotech e o site de recursos de infração foi fechada recentemente. De acordo com a Zul+, a ideia surgiu após a mesma realizar uma pesquisa entre seus usuários, pelo aplicativo. Dentre todas as opções, o recurso de multas acabou fechando na primeira posição. Ela ainda diz que o ambas as partes querem proporcionar a melhor experiência para todos os usuários do software.

 

recurso de multa
Foto: Jeshootscom/Pexels.com

O objetivo aqui é fazer com os motoristas desenvolvam o recurso de multa “de maneira simples, prática e segura”. Sendo que este recurso ideal poderá ser feito em um pouco mais de um minuto Ou seja, diferente do modo tradicional.

Segundo André Brunetta, CEO da Zul+, em comunicado à imprensa, o processo de criação insiste em responder perguntas sobre a notificação de penalidade. Junto com o pessoal da empresa, será realizado um recurso pronto e personalizado. Ele será enviado ao usuário por e-mail. Depois, basta o cliente levá-lo ao órgão de trânsito.

“Nesse ano, percebemos que nossos usuários estavam muito confusos quanto ao recebimento de multas registradas em 2020, quando o envio das notificações estava suspenso. Com esse cenário, passamos a pensar em oferecer uma solução simples que ajudasse nossos usuários a se defender de uma infração independentemente da gravidade”, explica Brunetta.

“E o time do Doutor Multas foi fundamental para integrar essa nova funcionalidade ao app mais completo para quem dirige hoje no Brasil”, continua.

Foto: Nabeel Syed/Unsplash.com

Para que isso seja possível, os clientes contarão com a ajuda de uma equipe de especialistas em Direito do Trânsito. São mais de 50 pessoas ao todo. No futuro, a empresa ainda poderá oferecer o envio e o acompanhamento da defesa. “Esperamos que até o final do ano, nossa plataforma se torne referência no Brasil para quem deseja se defender contra uma infração de trânsito indevida”.

Dicas sobre o recurso

recurso de multa
Foto: Tim Gouw/Unsplash.com

Entrar com um recurso após receber uma notificação de penalidade é um direito de todos. E muitos obtém sucesso. Em uma pesquisa feita pelo Detran-SP recentemente, de 788 pessoas que deram entrada em recursos nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARIS), 182 delas tiveram uma resposta favorável. Ou seja, 23% dos recursos.

Até por isso, o órgão não cobra nenhuma taxa. Mesmo assim, o condutor pode pagar antes e ganhará um desconto de 20%. Caso o recurso seja deferido (aceito), o motorista pode pedir o reembolso do valor. Normalmente, pagar a multa só é necessário após todo o processo administrativo.

Você pode conferir algumas dicas de como fazer a sua defesa neste link. Um ponto importante são os prazos recursais. Segundo o Detran-SP, eles são:

  • Defesa de autuação: 30 dias;
  • Primeira estância: 30 dias a partir do dia da notificação da penalidade;
  • Segunda estância: 30 dias contados a partir da publicação ou notificação da Jari ao condutor

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar