BYD “nacionaliza” seu campeão e Song Plus será produzido na Bahia para segurar preços em 2026
BYD confirma que Song Plus será produzido na Bahia em 2026 para manter liderança e fugir dos impostos. Veja detalhes do SUV nacional
A BYD acaba de dar mais um passo agressivo para consolidar sua hegemonia no mercado brasileiro. A greentech anunciou oficialmente que o Song Plus, seu SUV híbrido plug-in que é fenômeno de vendas, terá produção nacional no complexo industrial de Camaçari (BA) ainda em 2026.
Acompanhe o Garagem360 e saiba mais!
BYD Song Plus será produzido na fábrica de Camaçari-BA
O Song Plus não chega sozinho à Bahia. Ele se junta a um portfólio que já mostra fôlego impressionante. Em pouco mais de 60 dias de operação, a fábrica de Camaçari já produziu cerca de 20 mil veículos. Com a chegada do SUV híbrido, a linha de produção nacional da BYD agora conta com quatro pilares:
- BYD Dolphin Mini (Elétrico);
- BYD King (Sedan Híbrido);
- BYD Song Pro (SUV Híbrido);
- BYD Song Plus (SUV Híbrido Plug-in – Novo em 2026)
A marca confirmou que, inicialmente, o Song Plus nacional manterá as mesmas configurações do modelo importado que os brasileiros já conhecem e aprovam.
Veja também BYD retoma produção em Camaçari após bater recorde de 20 mil veículos
“Movimento natural”
Segundo a BYD, a decisão de produzir o Song Plus no Brasil faz parte de um cronograma estratégico para atender à demanda crescente e fortalecer a cadeia de suprimentos local. Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD do Brasil, reforçou a importância do projeto:
“Seguimos construindo a marca que vai ser a líder de vendas no Brasil e estamos cumprindo uma agenda já prevista de nacionalizarmos a produção dos nossos best-sellers. Trazer o Song Plus para a Bahia é um movimento natural e, mercadologicamente falando, de total sentido para as nossas estratégias de longo prazo com o país.“
Investimento bilionário e meta de 600 mil carros
O anúncio da nacionalização do Song Plus vem acompanhado de números que mostram o tamanho da aposta da BYD no Brasil. Dos R$ 5,5 bilhões previstos para esta fase de construção e operação, mais de R$ 3 bilhões já foram investidos.
O objetivo final é ousado: alcançar uma capacidade produtiva de 600 mil unidades por ano. Esse volume colocaria o complexo de Camaçari não apenas como um polo regional, mas como uma peça fundamental na engrenagem global da marca.
Por que o modelo chinês mudou e o nosso não?
Muitos consumidores ficaram em dúvida após a troca do modelo na China. A BYD esclareceu que a estratégia no mercado chinês é distinta devido às especificidades da matriz, mas garantiu que o Song Plus continuará sendo ofertado no mercado internacional (incluindo o Brasil) com sua identidade atual, que é um sucesso de crítica e vendas.
Com o Song Plus sendo produzido na Bahia, você acredita que os preços podem cair ou a produção nacional servirá apenas para impedir que ele fique mais caro com o fim dos incentivos? Comente abaixo!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.

