BYD lança seu primeiro ‘Kei Car’ e Suzuki vê “grande ameaça”
A BYD lança o Racco, seu primeiro Kei Car no Japão, e o presidente da Suzuki Motor o chama de "grande ameaça". Entenda a disputa no segmento que representa 40% do mercado japonês e saiba mais sobre a estratégia de crescimento gradual da BYD no país.
A BYD acaba de intensificar sua ofensiva no mercado japonês, um dos mais fechados e tradicionais do mundo. No Salão Automóvel de Tóquio de 2025, a montadora chinesa estreou o Racco, seu primeiro veículo na categoria Kei Car, sinalizando uma entrada ambiciosa no segmento de carros ultracompactos, que é distintivo do Japão.
BYD lança seu primeiro ‘Kei Car’ e Suzuki vê “grande ameaça”
A jogada despertou uma reação imediata das lideranças japonesas. O presidente da Suzuki Motor, Toshihiro Suzuki, expressou publicamente sua preocupação, descrevendo a BYD como uma “grande ameaça” em meio à intensificação da concorrência, conforme relatado pelo IT-home.
Toshihiro Suzuki, cuja empresa domina historicamente o segmento Kei Car, reconheceu a importância da entrada da BYD. “Existem muitos padrões para carros pequenos ao redor do mundo, e a BYD escolheu o padrão japonês K-Car. Estou satisfeito com isso”, disse Suzuki.
No entanto, ele não escondeu a apreensão. “Uma nova competição está começando”, afirmou, admitindo que a BYD representa uma “ameaça significativa”. O motivo é claro: os consumidores japoneses estão demonstrando uma abertura crescente para a compra de produtos chineses.

Estratégia da BYD: Mais Opções, Menos Conflito
Em resposta, Liu Xueliang, Gerente Geral de Vendas de Automóveis da BYD Ásia-Pacífico, minimizou a ideia de competição direta. Ele afirmou à mídia chinesa que o objetivo da BYD no Japão não é derrubar as marcas nacionais.
“Não estamos aqui para competir com as montadoras japonesas”, declarou Liu. “Nosso objetivo é oferecer aos consumidores japoneses mais opções para que possam escolher livremente o carro ou a marca que preferem.”
A BYD, que está presente no Japão há duas décadas, só formalizou sua entrada no mercado de carros de passeio em julho de 2022. Desde então, a empresa lançou vários modelos totalmente elétricos, como o Atto 3, Dolphin, Seal e Sealion 7. As vendas acumuladas de automóveis de passageiros no país atingiram 7.123 unidades em outubro de 2025, com a BYD afirmando que seu desempenho em 2025 já superou o total previsto para 2024 nos primeiros nove meses.
A Importância da Categoria Kei Car
A categoria Kei Car é fundamental para o mercado automotivo japonês, representando cerca de 40% do total de automóveis e movimentando cerca de 18 bilhões de dólares anualmente. Os veículos são definidos por regras estritas: motores com menos de 660 cc e dimensões extremamente compactas.
Atualmente, o Honda N-Box é o Kei Car mais vendido no Japão em 2025, seguido por modelos como Suzuki Spacia, Daihatsu Move, Daihatsu Tanto e Suzuki Hustler. A entrada da BYD, com seu novo Racco, pode chacoalhar este ranking historicamente dominado por montadoras locais.
Liu Xueliang observou que a expansão da BYD no Japão será constante e gradual, permitindo que a empresa identifique e resolva problemas, fortalecendo sua plataforma local antes de uma aceleração maior.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.