Renault Duster Zen 2021: os equipamentos da versão mais barata do SUV

O Renault Duster Zen 2021 é a versão mais em conta do SUV compacto, que foi renovado no ano passado. Oferecido em duas opções de câmbio, ele é um dos jipes mais baratos disponíveis no mercado. Dentre seus pontos positivos, podemos destacar o eficiente motor 1.6 SCe, além de design moderno e robusto.

Renault Duster Zen 2021

Desde que sua primeira geração chegou ao Brasil, o carro sempre foi um dos SUVs mais vendidos do País. Hoje, mesmo com uma concorrência maior, sua relação com o público é a mesma. Desde o começo deste ano, por exemplo ele vendeu 8.010 unidades, de acordo com a Fenabrave.

Foto: Divulgação / Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

O Renault Duster Zen é a porta de entrada da linha e está custando a partir de R$ 86.090 na versão com câmbio manual. Já a configuração com a transmissão X-Tronic CVT está com preços a partir de R$ 93.690. Ambas as versões já trazem algumas marcas da nova identidade do SUV, como os faróis de com assinatura LED, além de grades e para-choques redesenhados.

Porém, a nova central multimídia EasyLink (Android Auto, Apple CarPlay, bluetooth e outros) é oferecida como opcional no Pack Techno (R$ 3.750 adicionais). O mesmo acontece com as rodas de liga leve 16″ e faróis de neblina.

No Duster Zen, o Pack Techno (R$ 3.750 adicionais) traz central multimídia, seis alto-faalntes e muito mais (Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault)

Ainda assim, sua lista de equipamentos de série já é bastante recheada. O carro vem com barras de teto na cor preta, direção elétrica, ar-condicionado manual, airbags duplos, freios ABS (com AFU, ESP e HSA), cinto de segurança de três pontos, sistema ISOFIX no banco traseiro, vidros e travas elétricas, botão Stop & Start, banco do motorista com regulagem de altura, luz de cortesia traseira, banco traseiro rebatível bipartido, alarme perimétrico, tomada 12v, rádio 2DIN, quatro alto-falantes e chave canivete.

Motorização

Debaixo do capô está o eficiente propulsor 1.6 SCe Flex 16v de quatro cilindros, que pode produzir uma potência máxima de 120 cv (etanol) a 5.500 rpm e tem torque de 16,2 kgfm a 4.000 rpm. Com a transmissão manual, ele acelerar de 0 a 100 km/h em 11,4 segundos usando etanol (11, 5 segundos usando gasolina). Enquanto isso, o modelo CVT faz o trajeto em 12 segundos atingir. Em ambos os casos, a velocidade máxima é de 173 km/h.

Outros atributos

Comparado com seus principais concorrentes, ele possui algumas vantagens que podem ser decisivos na hora da compra. Uma delas é um baixo consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, ele (com câmbio manual) faz 11,2 km/l (gasolina) ou 7,7 km/l (etanol) na cidade. Já na estrada, ele pode rodar 11,2 km/l com gasolina e 7,8 km/l com etanol).

Foto: Divulgação / Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault

A história muda quando olhamos os números da versão CVT: 10,7 km/l (gasolina) ou 7,2 km/l (etanol) no perímetro urbano;  11,1 km/l (gasolina) ou 7,8 km/l (etanol) no trechos rodoviários,

Por fim, o Renault Duster ficou com dimensões maiores que seus concorrentes diretos após mudar. Ele mede; 4.376 mm de comprimento; 1.832 mm de largura; 1.693 mm de altura e distância entre-eixos de 2.673 mm. Já seu porta-malas de 475 litros é ótimo para viagens.

 

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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