BYD implementa programa “Zero Defeitos” em suas fábricas de baterias

BYD lança a iniciativa interna "Zero Defeitos" em suas fábricas de baterias para padronizar processos e elevar a qualidade. A meta é atingir padrões de gestão comparáveis aos da Toyota até 2026, impulsionada pelo aumento no fornecimento externo.

A gigante chinesa BYD (Build Your Dreams) iniciou uma ambiciosa iniciativa interna denominada “Zero Defeitos” em suas unidades de produção de baterias. O programa, que começou a ser implementado no terceiro trimestre de 2025, tem como objetivo principal padronizar e elevar os processos de gestão e fabricação, visando a minimização de falhas em todo o ciclo de vida da bateria.

BYD implementa programa “Zero Defeitos” em suas fábricas de baterias

A decisão de priorizar a qualidade e a eficiência de forma tão rigorosa não é aleatória. Ela coincide com o crescimento exponencial da BYD tanto como fornecedora de baterias para outras montadoras quanto na expansão de seu negócio de sistemas de armazenamento estacionário de energia.

Fontes internas indicam que a iniciativa “Zero Defeitos” abrange todas as etapas, da fabricação ao atendimento ao cliente, com o foco em alcançar zero falhas. A BYD está ajustando suas estruturas de pessoal e fluxos de trabalho em um período de 3 a 5 meses para atingir padrões de gestão líderes do setor.

BYD implementa programa “Zero Defeitos” em suas fábricas de baterias – Foto: Divulgação

A meta final da empresa é ambiciosa: alcançar práticas de gestão comparáveis às da Toyota até 2026. A iniciativa enfatiza a eficiência operacional, a redução de erros e a padronização no controle de processos, manufatura e atendimento ao cliente, visando o alinhamento com benchmarks internacionais.

Leia aqui: Tesla ou BYD: qual marca tem a melhor bateria?

Crescimento do Fornecimento Externo Impulsiona a Mudança

O momento escolhido para o programa reflete o aumento da demanda externa pelas baterias da BYD. Nos primeiros nove meses de 2025, a produção doméstica de baterias de tração da empresa atingiu 113,42 GWh. Destes, aproximadamente 23,65 GWh, ou 20,85%, foram fornecidos a clientes externos.

Este percentual representa um aumento significativo em comparação com anos anteriores, quando o fornecimento externo representava apenas uma fatia de um dígito da produção total. Analistas do setor apontam que, à medida que a BYD diversifica suas operações, a consistência na qualidade e na gestão de produtos se torna crucial para manter a competitividade e garantir a confiança de parceiros externos.

O programa “Zero Defeitos” é visto como uma estratégia para garantir que as baterias atendam aos requisitos rigorosos de todos os clientes — tanto internos (os próprios veículos da BYD) quanto externos — impulsionando o crescimento nos mercados de veículos elétricos e de sistemas de armazenamento de energia.

Apesar da implementação, a BYD ainda não divulgou métricas de desempenho específicas ou marcos oficiais para a iniciativa.

Você acha que a meta de gestão “nível Toyota” é alcançável para a BYD em 2026? Comente!

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.