BYD fez o que nenhuma montadora conseguiu no segmento de carros elétricos

No último sábado (23), a montadora chinesa BYD estabeleceu um novo recorde de vendas de carros elétricos no País.

No último sábado (23), a BYD estabeleceu um novo recorde de vendas de carros elétricos e híbridos.

Foram vendidas 603 unidades nas concessionárias da marca chinesa todo o País num único dia, algo que nunca antes havia sido registrado no mercado brasileiro.

BYD bate recorde de vendas de carros elétricos num único dia

BYD fez o que nenhuma montadora conseguiu no segmento de carros elétricos

Modelo 100% elétrico BYD Dolphin é o novo líder de vendas do segmento (Foto: Divulgação/BYD)

O volume recorde de vendas foi alcançado na edição de setembro do Electric Day da BYD.

As 603 unidades comercializadas representam um crescimento de quase 100% comparado ao recorde anterior da montadora – 309 carros no dia 15 de julho.

O BYD Dolphin liderou as vendas no dia 23, com 226 unidades, seguido pelo Song Plus DM-i com 208 e pelo BYD Seal com 122 unidades.

Na avaliação da montadora, o desempenho recorde comprova que os motoristas brasileiros estão cada vez mais convencidos dos benefícios de ter um carro elétrico – que garante mais tecnologia, performance e sustentabilidade.

O novo recorde de vendas no último sábado é uma prova da confiança dos brasileiros nos carros da BYD e mais um passo rumo a um futuro mais verde e sustentável. Nossas concessionárias em todo o País ficaram lotadas durante todo o sábado e estamos muito felizes com o resultado”, comemora Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD.

Para se ter uma ideia do tamanho do sucesso obtido com o Electric Day, em todo o mês de agosto a BYD havia comercializado 656 carros e ficou com os três primeiros lugares da lista com os modelos Dolphin, D1 e Yuan.

Todas as outras montadoras emplacaram 511 carros no mês inteiro de agosto.

Ou seja, em apenas um sábado a BYD vendeu mais carros do que todos os concorrentes juntos no mês inteiro de agosto.

BYD consolida sua liderança no segmento carros de elétricos

A BYD já havia ficado em primeiro lugar no ranking de emplacamentos de veículos 100% elétricos no mês de agosto.

Os 656 carros comercializados representam um número seis vezes maior do que a segunda colocada, a Volvo, de acordo com dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

A chegada do BYD Dolphin provocou uma revolução no mercado de veículos elétricos a bateria (BEV).

Com preço de R$ 149.800, o modelo já vendeu 4,5 mil unidades desde o lançamento (em 28 de junho), tornando-se o carro 100% elétrico mais vendido de todos os tempos no País.

Crescimento exponencial no segmento de eletrificados

BYD fez o que nenhuma montadora conseguiu no segmento de carros elétricos

BYD Seal, sedã 100% elétrico da marca chinesa (Foto: DIvulgação/BYD)

No mundo, a BYD levou 13 anos do carro elétrico número 1 até o carro eletrificado 1 milhão. Depois foram 18 meses entre o carro 1 milhão e o 3 milhões e apenas nove meses entre o carro 3 milhões e o carro 5 milhões que saiu da fábrica em agosto deste ano.

A  BYD é a líder mundial na fabricação e venda de veículos eletrificados (elétricos + híbridos).

A montadora se dedica a fornecer soluções de energia com emissão zero que reduzem a dependência global de combustíveis fósseis que vão desde a captação de energia solar, armazenamento e suas aplicações.

Em março de 2022, a BYD foi a primeira empresa automotiva do mundo a interromper oficialmente a produção de veículos apenas com motor de combustão.

Acrônimo para “Build Your Dreams” (construa seus sonhos), a BYD chegou ao Brasil em 2015. O investimento inicial da empresa foi na implantação de uma fábrica de ônibus em Campinas, no interior de São Paulo.

Nessa unidade, a montadora de origem chinesa produz veículos leves sobre pneus (VLPs), que são grandes ônibus articulados que circulam por ruas pavimentadas – à semelhança do que o VLT faz sobre trilhos.

Dois anos mais tarde, a empresa abriu uma segunda fábrica, também em Campinas, para a produção de módulos fotovoltaicos.

A ideia é de que suas lojas vendam equipamentos para que os clientes da marca possam gerar, eles mesmos, energia para recarregar seus carros elétricos, sem custo.

Para equipar a frota de ônibus elétricos, a empresa iniciou, em 2020, a operação de sua terceira fábrica no Brasil, no Polo Industrial de Manaus (PIM), dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio (LiFePO4).

Além disso, a empresa liderou dois projetos de monotrilho no País.

Em Salvador, foi fornecedora do VLT do Subúrbio, e na cidade de São Paulo implantou a Linha 17 (Ouro) do Metrô.

Com relação aos automóveis de passeio, a estratégia da BYD é conquistar o mercado brasileiro aos poucos. O primeiro modelo foi apresentado ao público brasileiro em novembro de 2021, o SUV Tan EV (100% elétrico), que passou a ser comercializado em março seguinte por meio do site da montadora.

A primeira concessionária da marca foi aberta no início em maio do ano passado em São Paulo, ao mesmo tempo que a marca apresentava novos modelos de carros elétricos e híbridos. 

A partir de então, já tendo percebido uma boa receptividade do público brasileiro, a BYD acelerou o processo.

A marca encerrou 2022 com 45 concessionárias abertas em cidades de diversos Estados, com planejamento para chegar a 100 ao final deste ano.

Nacionalização é ponto fundamental para os planos de expansão da BYD no Brasil

BYD fez o que nenhuma montadora conseguiu no segmento de carros elétricos

O CEO da BYD, Tyler Li e o governador Jerônimo Rodrigues anunciam investimento na Bahia (Foto: DIvulgação/BYD)

No início de julho último, após meses de negociação, a BYD concluiu a aquisição de uma antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia.

Com investimentos da ordem de R$ 3 bilhões, a montadora chinesa irá adequar a unidade fabril para a produção de veículos elétricos.

Na avaliação estratégica da BYD, a produção local de elétricos permitirá oferecer veículos a preços mais baixos no mercado nacional, expandindo suas vendas.

No mês de agosto, a montadora anunciou os planos de criar um centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) em Salvador, capital do Estado.

O objetivo principal é desenvolver tecnologia para um motor híbrido flex para futuros modelos da marca.

Veja também: Teste: BYD Dolphin é o carro elétrico com ótimo custo-benefício

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA