BYD CONFIRMA produção local na Bahia; será que os carros ficarão mais baratos?

A BYD anunciou oficialmente nesta terça-feira (4) que realizará um investimento de R$ 3 bilhões na aquisição e adequação da antiga fábrica da Ford, na Bahia, para a produção de veículos elétricos.

Saiba mais sobre a produção local de carros da BYD na Bahia

Hoje, a montadora chinesa atua no País com a venda de importados. Com a produção local, a expectativa é de que seus carros ficarão mais baratos.

“A produção nacional vai permitir preços mais competitivos e a possibilidade de um povo apaixonado por carros ter acesso a um sonho de consumo da era moderna: um elétrico na garagem”, afirma a a BYD em nota.

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Com a reformulação da fábrica que pertencia à Ford – que foi inaugurada em 2001 e encerrada 20 anos mais tarde, tendo produzido os modelos Fiesta, Ka, EcoSport e Courier, da marca estadunidense – o complexo industrial passará a ser composto por três células fabris.

Uma será dedicada à produção de chassis para ônibus e caminhões elétricos. A principal irá produzir carros híbridos e elétricos, com capacidade estimada em 150 mil unidades/ano na primeira fase, podendo chegar a 300 mil unidades ao longo dos anos. O modelo mais cotado para inaugurar a linha de produção é o recém-lançado BYD Dolphin EV, modelo 100% elétrico.

Uma terceira célula estará voltada ao processamento de lítio e ferro fosfato – metais essenciais para a produção de baterias – e atenderá ao mercado externo, utilizando-se da estrutura portuária existente na região (ou seja, o porto de Aratu).

“Este é um momento de extrema importância para a BYD nas Américas. As novas fábricas no Brasil vão permitir a introdução e aceleração da eletromobilidade no país, um movimento-chave para combater as mudanças climáticas e, de fato, melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirma Stella Li, CEO da BYD Américas.

Fábrica entrará em funcionamento em 2024

Com previsão de funcionamento no segundo semestre de 2024, as três unidades fabris devem gerar, segundo a empresa, mais de 5 mil empregos. “A contribuição social será significativa. Queremos contratar mão de obra local, a partir deste ano, para que já comecem a receber todo o treinamento e transferência de conhecimento necessários”, diz Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A BYD planeja que o novo complexo industrial se torne um polo de atração de fornecedores de diversos tipos,” seja na área de peças técnicas ou de serviços”.

A montadora afirma que irá contribuir para o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Para a realização da obras civis, a BYD também vai priorizar a contratação de empresas estabelecidas na região.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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