BYD e demais marcas chinesas enfrentam investigação na Europa
Entenda aqui porque algumas marcas de carro chinesas são investigadas na Europa e o que isto pode significar para o futuro do mercado global.
Para o choque de muitas pessoas, algumas marcas de carro chinesas estão sendo investigadas na Europa. As autoridades europeias querem saber se há vantagens ilegais e desleais envolvidas em sua produção e práticas que favorecem sua tomada do continente, como veremos.
Marcas de carro chinesas são investigadas na Europa
A Comissão Europeia está realizando uma investigação no mínimo curiosa, para não dizer polêmica. Isto porque ela está voltada para algumas das principais marcas chinesas de automóveis que atuam no continente e vem ganhando força, tal qual por aqui no Brasil.
Entre elas, destacam-se a BYD, Geely e SAIC, sendo que rumores indicam que a Great Wall Motors (GWM) também pode entrar na mira. Hoje as marcas chinesas, juntas, já detém 8% do mercado europeu, com carros até 20% mais baratos.
O objetivo principal desta investigação é determinar se essas montadoras possuem alguma vantagem no país que as coloque em posição de competição desleal em relação às fabricantes europeias.
Vale ressaltar que fabricantes europeias e americanas que produzem carros elétricos na China, como Tesla, Renault e BMW, não serão alvo da ação.
A investigação teve início ainda em outubro do ano passado e está prevista para durar pouco mais de um ano.
Foco da investigação
-
A investigação concentra-se em averiguar se as marcas chinesas recebem subsídios estatais, conferindo-lhes uma vantagem econômica significativa. Assim, estes poderiam minimizar custos de produção e possibilitar a prática de preços mais competitivos na Europa.
-
Anteriormente, as fabricantes chinesas já haviam respondido a questionários elaborados pela Comissão Europeia sobre o tema. Agora, os investigadores planejam ir até a China para realizar vistorias e coletar informações diretamente nas fábricas.
Veja também: “Se não pode com elas, junte-se a elas: marcas tradicionais desenvolvem estratégia para surfar na onda das marcas chinesas“
Resposta das chinesas sobre a ação
-
A reação das autoridades chinesas e das próprias montadoras foi marcada pela indignação em relação à investigação. Elas argumentam que se trata de uma medida protecionista por parte da Europa, que pode afetar o comércio justo entre as nações.
-
Por outro lado, fabricantes europeias se posicionaram a favor do processo, sugerindo que a investigação é necessária para garantir a equidade no mercado automotivo.
-
Seja como for, o desenrolar dessa situação será crucial não apenas para o mercado europeu, mas também para o cenário global. Afinal, é inegável a força e qualidade das chinesas, e a pressão que elas têm exercido nas competidoras no mundo todo.
Qual a maior marca de carro da China?
-
A maior marca de carros da China atualmente é a Great Wall Motors (GWM). Outras montadoras notáveis do país são a Build Your Dreams (BYD), Wuling, SAIC e Geely.
As marcas de carro chinesas sendo investigadas na Europa acende um alerta para ambos os lados. Assim, de um temos a necessidade dos países garantirem sua hegemonia e proteger sua indústria de práticas desleais.
No entanto, do outro, até onde isto busca apenas minar o poder de empresas estrangeiras que competem de forma legal e levam vantagens principalmente para o consumidor? De toda forma, vamos aguardar os desdobramentos e todos os detalhes você verá aqui no Garagem360!
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.