O crescimento da BYD no mundo é um fato, e parece que o próprio Elon Musk parece um pouco “amedrontado” com isso dada a competitividade aos modelos da Tesla.
Isto é, recentemente, Elon deu uma declaração a qual sugere a criação das chamadas “barreiras comerciais” para impedir a grande expansão das chinesas pelo mundo.
Até aí, “tudo bem”. A surpresa mesmo foi a sugestão chegar logo após a BYD deixar a Tesla “para trás”. Que tal entender isso melhor?
Avanço da BYD deixa Elon Musk amedrontado
Quando o assunto é carros tecnológicos, a Tesla e a BYD batem de frente com a outra. No entanto, parece que essa competivididade pelo mercado preocupa Musk, dono da americana.
Isto é, desde sempre, Elon direciona elogios às chinesas, afinal, os carros vindos de lá representam um grande sucesso para diferentes lugares do mundo.
Em contrapartida, fica claro que por trás de tantos elogios há um certo “incômodo”. Aliás, dessa vez, Musk não conseguiu esconder muito bem isso durante uma declaração.
De forma mais clara, tudo aconteceu durante a teleconferência de resultados da Tesla, no dia 24 de janeiro. No evento, o empresário destacou:
” As montadoras chinesas são as montadoras mais competitivas do mundo […] Francamente, penso que, se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas irão praticamente demolir a maioria das outras empresas no mundo.”
Quem é maior: Tesla ou BYD?
Há poucas semanas, a BYD passou as vendas globais da Tesla, deixando a marca “para trás” na concorrência, o que significa que, neste momento, a chinesa segue à frente na liderança.
Aliás, aí vai uma curiosidade: a declaração de Elon foi dada logo após a BYD ultrapassar as vendas da Tesla, o que sugere uma sensação de “derrota” não muito bem aceita.
Em números, para facilitar o entendimento, a BYD vendeu o total de 525.409 veículos no último trimestre de 2023. Isso representa algumas dezenas de milhares a mais que Tesla.
Isso porque a montadora americana comercializou o total de 484.507 veículos exatamente no mesmo período.
Apesar das questões de Musk, ele não é o único a criticar as chinesas
É claro que a declaração de Musk está diretamente ligada ao fato da BYD deixar sua fabricante para trás nas vendas, mas, surpreendentemente, ele não é o único a fazer críticas.
Há pouco, a Comissão Europeia abriu uma investigação quanto aos subsídios relacionados aos fabricantes de veículos elétricos da Chinesa.
Isso porque, teoricamente, o crescimento indiscriminado das produções chinesas é mais que suficiente para suprir a demanda local, e assim, redireciona os veículos para outros mercados, o que “tira o lugar” de outros concorrentes.
Por fim, neste momento, a China parece se comprometer com a questão das produções, mas não dá para dizer o que o futuro aguarda.
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