Brasil se torna alvo principal de exportação de veículos elétricos chineses: veja quem deixamos para trás

Brasil se torna alvo principal de exportação de veículos elétricos chineses. Veja os motivos para o Brasil ser alvo das montadoras chinesas.

Com boa aceitação do público, o Brasil se torna o principal destino para as exportações de veículos elétricos chineses, o que inclui os 100% elétricos e híbridos. Trata-se de uma alternativa a tentativas das marcas de adentrarem à Europa, mas que ficaram nas barreiras impostas pelos governos dos países europeus. 

Brasil se torna alvo principal de exportação de veículos elétricos importados - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Brasil se torna alvo principal de exportação de veículos elétricos importados – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

Brasil se torna alvo principal de exportação de veículos elétricos importados

De acordo com a Associação Chinesa de Carros de Passageiros (CPCA), as exportações de carros elétricos e híbridos plug-in para o Brasil cresceram 13 vezes em abril, em comparação ao mesmo mês de 2023. Foram 40.163 unidades em abril. 

O resultado posicionou o país como principal destino pelo segundo mês seguido, superando países europeus como Espanha, França, Países Baixos e Noruega.  Em janeiro, o Brasil ocupava apenas a décima posição nesse ranking.

De janeiro a abril, foram exportadas da China para o Brasil 106.448 unidades, um aumento de 536%. 

O México é outro destino para os eletrificados chineses. No primeiro quadrimestre de 2024, o aumento foi de 27%, alcançado 148.705 unidades exportadas. 

A Rússia, em meio a guerra com a Ucrânia e sanções internacionais, também aumentou suas importações de veículos chineses em 23%,  totalizando 268.779 veículos. 

A redução nas exportações para a Europa se deve, em parte, à investigação de subsídios pela União Europeia. Nos EUA, o cenário é ainda pior. A taxa de importação de veículos chineses vai aumentar dos atuais 25% para 100% até agosto. Inclusive, componentes e o ferro chinês ficarão mais caros. 

As montadoras chinesas, buscando mercados alternativos, se voltaram para a América Latina, Austrália e Sudeste Asiático. Destes, o Brasil se destaca. 

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Qual a taxa de importação para os carros chineses no Brasil?

O governo daqui também aplicou novas taxações aos eletrificados importados, incluindo os chineses. Desde o início do ano começou a taxação progressiva:

Veículos híbridos

  • 15% em janeiro de 2024;

  • 25% em julho de 2024;

  • 30% em julho de 2025;

  • 35% em julho de 2026.

Híbridos plug-in

  • 12% em janeiro de 2024;

  • 20% em julho de 2024;

  • 28% em julho de 2025;

  • 35% em julho de 2026.

Elétricos

  • 10% em janeiro de 2024;

  • 18% em julho de 2024;

  • 25% em julho de 2025;

  • 35% em julho de 2026.

Em resposta, duas montadoras, a BYD e a GWM, iniciaram projetos de produção de seus carros em território nacional. A BYD na antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA) e a GWM em Iracemápolis (SP). Ambas devem iniciar suas atividades em 2025.

 

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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