Brasil não tem carros de passeio a diesel; entenda o porquê
Carros de passeio a diesel são proibidos á 45 anos. Entenda os motivos e quais as regras para picapes e SUV's fazerem o uso do mesmo.
A discussão dos carros a diesel de passeio voltou à tona depois que o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), apresentou uma emenda incentivando o uso do mesmo para tentar inibir os altos preços de combustível. Entenda porque o Brasil não tem carros de passeio à diesel.
Carros a diesel são proibidos há 45 anos
Há 45 anos, mais precisamente em 1976, o Ministério da Indústria e Comércio (MIC) publicou a Portaria 346 proibindo a comercialização de carros com motorização de ciclo Diesel. A partir daí, somente veículos de trabalho e transporte poderiam usar motor de ciclo Diesel. (Alguns SUVs e picapes também fazem o uso do combustível).
A medida foi necessária para tentar conter a crise petrolífera global. Além disso, foi uma tentativa de conter a emissão do enxofre do diesel, que não era tratado e não tinha a qualidade que tem hoje.
Em 1994, quase duas décadas depois, o Departamento Nacional de Combustíveis (DNC) atualizou a publicação da Portaria, que se tornou a 23 do DNC.
Alguns SUV’s e picapes podem adotar o combustível
O diesel não se restringe a caminhões e ônibus. Alguns SUV’s e picapes conseguem adotar a motorização. Porém, para isso, os modelos precisam ter capacidade de carga acima de uma tonelada.
Dessa forma, a gama nacional de veículos a diesel, incluem modelos como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10.
Paro os SUV’s, as regras são diferentes. Os modelos precisam ter tração 4×4, opção de marcha reduzida, requisitos mínimos de ângulos de ataque e saída e suporte para reboque. Nesse caso, os representantes da categoria podem ser o Jeep Renegade e Compass, ambos em versões topo de linha.
Projetos de lei tentam mudar o cenário
Nessa semana, o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), propôs duas emendas à MP nº 1063. Elas citam a adoção de bombas de autoatendimento em postos de combustíveis e o uso de biodiesel em carros de passeio.
Kim defende que “o Brasil deve seguir a tendência mundial de acabar com os carros movidos a combustíveis fósseis, porém precisamos fazer a transição de forma que não nos obrigue a parar de usar veículos no nosso cotidiano.”
No entanto, a medida é contrária as ações recomentadas por instituições e órgãos que estudam o uso de combustíveis fósseis e a adoção de medidas 0 poluentes no país.
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Toyota Hilux é um dos modelos que aderem ao diesel
A picape Toyota Hilux é um dos modelos que adotam o motor a diesel e um dos mais consagrados no território nacional. Isso se dá por sua versatilidade tanto em centros urbanos quanto no trabalho rural e no fora de estrada.
O modelos da linha 2021 da Hilux agregam a novidade de um aumento de 15% de potência do propulsor 2.8L 16V diesel, que gera 204 cv de potênca. Além disso, o torque para os modelos dotados de transmissão automática de seis velocidades sequencial também cresceu 11%, e geram 50,9 kgfm a 2.800 rpm. Os modelos da linha 2021 da Hilux seguem equipados com motores diesel e flex.
As transmissões para os modelos diesel são automática de seis velocidades sequencial para as versões SRX, SRV e SR e manual de seis velocidades para as versões Standard Power Pack, Cabine Simples e Cabine Chassi.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.