Bomba de combustível: tudo o que você não sabe (e deveria saber) sobre o item
Não quer ficar no meio do caminho ou chamar um guincho? Veja tudo o que precisa saber sobre a Bomba de combustível e evite situações desagradáveis.
A bomba de combustível é um componente que pode “quebrar do nada”. Eu mesmo fiquei parado no meio de Águas Claras, um bairro aqui de Brasília e tive que chamar o guincho. Total do conserto: R$ 600,00.
Mas você pode evitar situações como essa. A Marelli Cofap Aftermarket, líder no mercado de reposição nacional de autopeças, alerta para os cuidados necessários para se evitar problemas com a bomba de combustível.
Tudo o que você precisa saber sobre a bomba de combustível
Segundo a Marelli, a bomba de combustível é um componente essencial do sistema de alimentação do veículo. Elá é responsável pelo envio do combustível até o motor, fazendo os pistões se movimentarem e como consequência o veículo.
São dois tipos de bombas:
- Mecânica, presente nos carros carburados e que é movida por um eixo;
- Elétrica – a mais utilizada nos modelos fabricados atualmente. Equipa os modelos com injeção eletrônica e seu acionamento é feito por um motor elétrico.
As bombas elétricas podem ser instaladas ou não no interior dos tanques. As internas ficam submersas, aspirando o combustível do interior do tanque, impulsionando o líquido por meio da tubulação até os bicos injetores.
Ainda possui um sistema duplo de filtragem. A dica da Marelli é trocar os pré-filtros do conjunto da bomba de combustível a cada 10.000 km.
Já as bombas externas são fixadas na parte de baixo do veículo, próxima ao tanque, aspirando o combustível por um tubo coletor.
Leia também:
Combustíveis – entenda o que é bomba branca e porque ela foi proibida.
Como conservar a bomba de combustível?
A bomba de combustível é um dos componentes mais importantes do veículo. Quando apresenta alguma falhas pode comprometer o funcionamento do motor, que pode perder o desempenho ou até mesmo parar de funcionar completamente.
Caso o motor apresente problemas de funcionamento assim que dada a partida, a causa pode ser a bomba de combustível. Se isso ocorrer e a bateria estiver em boas condições, corra para uma oficina de confiança.
Se for necessário trocar o componente, é fundamental optar por produtos confiáveis.
As principais causas de danos à bomba de combustível são: combustível adulterado;
- baixo nível de combustível;
- sujeira e detritos;
- contaminação por água
- falta de manutenção.
Para evitá-los, os técnicos da Marelli Cofap Aftermarket recomendam a manutenção preventiva, além de outros cuidados como, o uso de combustível de qualidade, substituição do filtro com regularidade e principalmente evitar rodar com o tanque vazio.
Quando você roda na reserva, pode potencializar o acúmulo de impurezas no tanque e acelerar o desgaste dos filtros.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.