Boa notícia para motoristas: seguro de carro fica mais acessível após meses em alta

Os indicativos dos preços do seguro de carro mostram uma pequena baixa. De acordo com o IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel, após três meses de alta, chegando a 6,6%, houve uma ligeira redução. Entenda os motivos e como economizar no serviço. 

seguro de carro
Seguro de carro fica mais acessível em março. Foto: Freepik

Seguro de carro mais acessível em março 

Quando comparado a fevereiro, março apresentou uma queda de 1,5% em março nos valores cobrados pelas seguradoras. Apesar desta ligeira queda, o acumulado dos últimos 12 meses chega a 13,8%. 

Segundo Emir Zanatto, CEO da TEx, nos últimos meses o IPSA vinha em um movimento de alta, por conta do aumento de preço dos veículos usados, bem como seus efeitos nos preços e nas taxas de roubo e furtos. 

VEJA TAMBÉM

Segundo Zanatto, essa pequena redução pode sinalizar “mais um cenário de estabilidade do que uma tendência de redução”, ressalta. Ele explica que o cálculo das empresas absorveu fatores como aquecimento do mercado de usados e taxas de roubo e furto e que a freada no aumento dos preços da tabela Fipe pode ajudar na manutenção dos preços

Quem paga mais

Homens solteiros tendem a pagar apólices mais altas. O percentual do gênero masculino é de 7,3%, enquanto para as mulheres apresentou queda de 3,3% para as mulheres. Segundo o IPSA, a distância entre os gêneros nunca esteve tão grande nos últimos 12 meses, com os homens pagando 25,9% a mais que as mulheres.

O estado civil também influencia. Homens solteiros costumam pagar em média 10,7% no seguro, 70% mais caro em comparação aos homens casados, cuja média é de 6,3%. Entre as mulheres, a distância entre casadas e solteiras é menor, de 25,5%.

Seguro de carro
Seguro de carros fica mais barato. Foto: Pexels
preço do seguro de carro
Preço do seguro de carro cai pela primeira vez no ano. Foto: Freepik

Como economizar no seguro do carro

Vamos a algumas sugestões para pagar menos no seu seguro veicular: 

Pesquise: além de fazer uma busca detalhada em diferentes seguradoras, avalie também a reputação, se ela realmente atende as demandas do segurado e cumprem com o que prometem. Não adianta pagar barato, se no momento em que precisar, a seguradora te deixa na mão. 

Instale dispositivos de segurança: quando fizer o contato com o representante da seguradora, informe sobre quaisquer dispositivos que tenha instalado, como alarme, rastreador, bloqueador, enfim. Como essas ferramentas reduzem o risco de roubo, a seguradora pode avaliar melhor sua situação. 

Avalie necessidade de coberturas extras: algumas coberturas extras como proteção contra enchentes ou roubos de acessórios podem não ser necessárias para todos os motoristas, então avalie quais delas são realmente úteis. 

Tenha um bom histórico de direção: quanto menor o risco de acidentes, menor é a probabilidade de acionamento do seguro. Se for o seu caso, informe à seguradora.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar