BMW, Tesla e Mercedes têm algo em comum: conheça os “novos” trabalhadores das montadoras

Os “novos” trabalhadores da BMW, Tesla e Mercedes têm deixado muita gente de queixo caído. Isso porque eles trazem à tona o fato de que o futuro, na verdade, é agora.

De uma forma mais clara, estamos falando dos robôs “humanóides” que atuam nas respectivas montadoras, e o mais curioso disso é que a tendência é que esse tipo de “mão de obra” se torne cada vez mais recorrente.

Acompanhe o Garagem360 e entenda essa história melhor!

Foto: reprodução / Tesla

“Novos” trabalhadores da BMW, Tesla e Mercedes deixam muitos de queixo caído

Já tem um bom tempo que os rumores acerca da presença dos robôs na sociedade causariam um alvoroço. O medo e o receio de que as máquinas tomem o lugar dos seres humandos é cada vez maior para boa parte das pessoas.

É exatamente por isso que os “novos” trabalhadores das montadoras chocam tanto assim, afinal, eles já exercem atividades um tanto quanto surpreendentes na BMW, Tesla e na Mercedes

Basicamente, esses robôs humanóides são capazes de realizar movimentos um tanto quanto precisos, além de automatizarem processos que poderiam levar muito mais tempo nas mãos realmente humanas.

Mas afinal, o que achar disso? Surpreendente? Medonho? Seja qual for a resposta, é um fato que a tecnologia, aliada à Inteligência Artificial, ainda vai nos chocar muito.

Foto: divulgação

BMW já caminha lado a lado aos robôs

Em janeiro de 2024, a start-up de robótica Figure fechou um negócio com a BMW para implantar seus robôs humanoides na fábrica da montadora em Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA.

Segundo um comunicado oficial, os robôs visam agilizar processos de produção que são “difíceis, perigosos ou tediosos”.

Brett Adcock, CEO da Figure, compartilhou que: 

“Por décadas, a robótica especializada dominou o setor comercial, contudo, o potencial dos robôs genéricos ainda está por ser totalmente aproveitado. Os robôs da Figure prometem elevar a produtividade das empresas, diminuir custos e fomentar um ambiente de trabalho mais seguro e uniforme.”

Apesar de ainda não estar claro o número exato de robôs em teste, esse projeto pioneiro tem o potencial de revolucionar práticas industriais globalmente.

Foto: divulgação

Veja também: Engenheiro da Tesla é atacado por robô e sai ferido

Conheça o robô da Tesla

No dia 19 de agosto de 2021, a Tesla celebrou seu Dia da Inteligência Artificial (IA) e surpreendeu ao apresentar um protótipo de robô humanoide batizado de Optimus, uma homenagem ao icônico personagem Optimus Prime do filme Transformers. 

Dessa forma, três anos depois, em meio a notícias sobre demissões de diversos funcionários responsáveis pelos Superchargers da Tesla, a empresa divulgou um novo vídeo mostrando o Optimus em ação na linha de produção.

Assim, a Tesla anunciou que planeja comercializar o Optimus para clientes externos até o final de 2025, com melhorias contínuas previstas a cada ano. 

Conheça o Apollo, funcionário da Mercedes

Em 2024, a empresa de robótica Apptronik anuncia uma parceria com a Mercedes-Benz para testar o Apollo, um robô bípede que mede um metro de altura e tem capacidade para levantar até 25 kg.

“Estamos diante de uma nova era, e nosso objetivo é explorar como a robótica pode transformar a produção automotiva, especialmente em funções que exigem trabalho repetitivo, pouco qualificado e fisicamente desgastante. Queremos também liberar nossos especialistas altamente qualificados para se dedicarem à montagem dos carros mais cobiçados do mundo”, explica Jörg Burzer, chefe de produção da Mercedes.

Por fim, ainda não há mais detalhes quanto à produção.

Aproveite para conferir: Fatores que fizeram pessoas que compraram carros elétricos se arrepender amargamente

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar