Veja como a Nissan escolhe a cor dos seus carros

Dentro do processo de desenvolvimento de um novo veículo, a seleção das cores da carroceria faz parte das definições estratégicas feitas pelas montadoras, como a Nissan. As equipes de design estudam as preferências do consumidor e as tendências do mercado com dez anos de antecedência ao desenvolver novas cores, permitindo que eles entendam o impacto que isso terá no produto.

As cores acromáticas (branco, preto, cinza e prata) costumam ser as mais populares, pois são clássicas e atemporais. No entanto, o azul aumentou em popularidade nos últimos anos. Na América do Sul, essa cor cresceu 3% em 2021, tirando parte dessa participação de mercado da cor vermelha. 

Enquanto os compradores de carros da região tendem a ser mais conservadores, alguns novos tons estão chamando a atenção dos compradores.

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Nissan opta por cores “pessoais e únicas”

Cinza Shark da nova Nissan Frontier expressa “exclusividade e confiança” (Foto: Divulgação/Nissan)

Segundo a montadora japonesa, descobrir as motivações dos compradores é essencial.

“Os clientes estão procurando cores e carros que atendam às suas necessidades, estilo de vida e proporcionem experiências que vão além de sua imaginação“, diz John Sahs, chefe de design da Nissan América do Sul, que liderou a criação de duas novas cores para o Novo Nissan Kicks e para a Nova Nissan Frontier.

“O azul elétrico especial do Kicks expressa as emoções enérgicas de nossos clientes, que têm perfil e estilo de vida ativos. O Cinza Shark da nova Nissan Frontier expressa exclusividade, confiança e se conecta com clientes que provam que podem fazer praticamente qualquer coisa que se propõem”. 

Confira a seguir o que John Sahs pensa sobre o tema.

John Sahs, chefe de design da Nissan América do Sul (Foto: Divulgação/Nissan)

Processo criativo

“Antes de tudo, pensamos na mentalidade e no estilo de vida do cliente. Isso nos ajuda a nos conectar com eles e entender suas necessidades. Ao mesmo tempo, pesquisamos tendências futuras em termos de inovação, hábitos sociais, moda, cores e materiais. Com todas essas informações, prevemos, projetamos e escolhemos as cores que mais se adequam ao produto e ao cliente.”

De onde vem a inspiração

“A inspiração vem de diversas influências externas. Como designers, trabalhamos com uma mentalidade aberta, onde estamos sempre pensando fora da caixa. Somos inspirados pela jornada e experiências de nossos clientes. Analisamos quais são as novas tendências e inovações em publicidade, design de moda, produto, arquitetura, design gráfico e até filmes que expressam histórias inspiradoras.”

Como a cor se conecta com a personalidade de cada carro

“Cores e materiais são ingredientes de design que podem criar conexões emocionais ou lógicas com os clientes. Dependendo das cores e materiais, você pode se conectar com clientes que desejam ser expressivos em sua aparência ou transmitir exclusividade. É muito semelhante à forma como usamos nossas roupas em determinados momentos de nossas vidas.”

 

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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