No último ano, o Grupo BMW vendeu 2.399.636 unidades de automóveis em todo o mundo e a marca BMW manteve o primeiro lugar no segmento premium global. Desse total, 215.755 unidades foram de carros elétricos, um aumento de 107,7%. A previsão para 2023 é que 15% das vendas totais sejam de elétricos.
BMW quer aumentar participação dos carros elétricos em 2023
O Grupo BMW conseguiu mais que dobrar suas vendas de carros elétricos em 2022, com um total de 215.755 veículos BMW e Mini movidos a bateria entregues aos clientes – o que representa aumento de exatos 107,7% na comparação com 2021. Além disso, no ano passado, a marca atingiu o marco de venda de 500 mil automóveis totalmente elétricos já vendidos.
Ao todo, foram 2.399.636 veículos vendidos das marcas BMW, Mini e Rolls-Royce em todo o mundo no ano 2022 (considerando modelos a combustão, híbridos e elétricos), uma queda de 4,8% no comparativo com o ano anterior.
VEJA TAMBÉM
De acordo com a marca, o principal impacto foi sentido nos primeiros seis meses do ano, com queda nas entregas em relação ao ano anterior. As vendas aumentaram no segundo semestre de 2022. No quarto trimestre, o Grupo BMW relatou crescimento de 10,6% nas vendas, com 651.798 veículos entregues aos clientes.
Durante 2023, o foco é aumentar ainda mais as vendas de carros elétricos. A marca estima ser possível fazer com que o segmento represente 15% do total das vendas esse ano.
BMW segue em primeiro lugar no segmento premium
Somente a marca BMW vendeu um total de 2.100.692 unidades em todo o mundo no ano passado. Mesmo com um resultado 5,1% negativo em relação ao ano anterior, a empresa manteve o primeiro lugar no segmento premium global.
A marca também teve um forte crescimento em veículos eletrificados. As vendas de veículos eletrificados (incluindo híbridos plug-in) para o ano inteiro aumentaram 35,6% em relação ao ano anterior, para 372.956 veículos.
Dentro de seu atual portfólio, os modelos que se destacam pelo bom número de vendas de eletrificados são os BMW iX1, i4, iX e i7. Ainda este ano, o BMW Group expandirá sua linha elétrica com o lançamento do BMW i5.
BMW M tem recorde de vendas
Apesar dos desafios dos gargalos de fornecimento, a divisão esportiva BMW M encerrou 2022 – ano que marcou seu 50º aniversário – com um novo recorde histórico.
A marca registrou crescimento de 8,4% em relação ao ano anterior, com a venda de 177.257 unidades. Ao mesmo tempo, a BMW M mostrou progressos substanciais com a eletrificação de seu portfólio de produtos.
O lançamento dos dois primeiros modelos BMW M Performance totalmente eletrificados, o i4 M50 e o iX M60, além do primeiro modelo eletrificado de alto desempenho, o BMW XM, e do novo M240i Cupê contribuíram muito para o sucesso neste final de ano.
A nova edição do BMW M2 e o recém-lançado BMW M3 Touring também deram uma grande contribuição para o crescimento das vendas no ano passado.
Mini Cooper elétrico é a variante mais vendida do hatch
A marca Mini vendeu 292.923 unidades no ano passado (-3,0%). As vendas de modelos eletrificados evoluíram positivamente, com alta de 14,3%, para 60.839 veículos. Isso representa cerca de 21% do total de vendas da Mini em todo o mundo em 2022.
O Mini Cooper S E totalmente elétrico se firmou como a variante do modelo mais vendida da marca em 2022. Um total de 43.744 unidades foram vendidas em todo o mundo no ano passado – um aumento de 25,5% em comparação com o ano anterior.
Durante esse ano, a marca lançará dois modelos totalmente elétricos para aumentar o portfólio e as vendas no segmento.