Bigode, Rabo de peixe, Zé do Caixão… carro também tem apelido
Os apelidos, normalmente, são usados para caracterizar pessoas, mas, com criatividade acabam servindo até para os carros. Por aqui, muitos modelos receberam nomes engraçados, carinhosos, sugestivos e até maldosos. O sucesso de alguns foi tão grande que, mesmo após décadas, continuam conhecidos e presentes no vocabulário das pessoas.
O Ford T foi apelidado de “Ford Bigode” por causa de suas alavancas de aceleração e ponto de ignição, que lembravam o formato de um bigode curvado | Foto: Reprodução/YouTube
Populares nas décadas de 1950 e 1960, os carros com a parte traseira alongada, como o Chevrolet Bel Air Impala Sport 1958 (foto), ficaram conhecidos como “Rabo de peixe” | Foto: Divulgação
A clássica Volkswagen Kombi, que ficou por mais de 50 anos no mercado, recebeu apelidos como “Pão de forma” e “Pão Pullman” graças ao formato da carroceria, que se parece com uma embalagem de pães | Foto: Divulgação
Por conta de sua suspensão, o Dauphine Gordini recebeu o maldoso apelido de Leite Glória, já que na época o leite em pó tinha como slogan a frase desmancha sem bater |Foto: tautaudu02 on VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
Um dos carros mais queridos do Brasil, o Volkswagen Fusca conquistou uma série de apelidos que são usados até hoje: “Baratinha”, “Bolinha” e “Fuscão”, por exemplo | Foto: Divulgação
Em 1979, o Volkswagen Fusca ganhou lanternas traseiras maiores, que foram comparados com os seios da cantora Fafá de Belém e renderam o apelido “Fusca Fafá” | Foto: (Wikimedia/Sven Storbeck)
Por conta de suas linhas retas acentuadas e maçanetas que lembravam as usadas em caixões, o Volkswagen 1600 foi batizado de “Zé do Caixão” | Foto: Wiikimedia
Chamado de “Opalão” por muita gente, o Chevrolet Opala também ganhou um apelido especial para sua versão “gastona” de seis cilindros: “Seis Canecos” | Foto: simenon via VisualHunt.com / CC BY-SA
A traseira alongada do Porsche 935 rendeu o apelido de Moby Dick |Foto: Divulgação
A traseira alongada do Porsche 935 rendeu o apelido de Moby Dick |Foto: Divulgação
Por causa do formato “quadradão”, o Fiat Uno foi apelidado de “Botinha Ortopédica” por alguns brasileiros | Foto: Divulgação
O barulho do motor refrigerado a ar do Volkswagen Gol de 1980 rendeu apelidos como “Batedeira” e “Chaleirinha” | Foto: Divulgação
A reestilização do Chevrolet Monza em 1991 rendeu o apelido de tubarão ao sedã por conta da frente mais baixa |Foto: Divulgação
Já o Volkswagen Gol fabricado entre 1991 e 1995 recebeu, no Brasil, o codinome de “Chinesinho” por causa do formato mais estreito dos faróis | Foto: Divulgação
A segunda geração do Volkswagen Gol ficou conhecida como “Bolinha”, graças à reformulação do design, que deixou o carro mais arredondado | Foto: Divulgação
A quarta geração do Volkswagen Golf (lançada em 1999) ficou conhecida no País como “Sapão”, já que, para muitos, seu design lembrava o formato de um sapo | Foto: Wikimedia
O comercial de lançamento do Toyota Corolla de nona geração era estrelado por Brad Pitt. Por conta disso, muitos chamam este modelo de Corolla Brad Pitt |Foto: Divulgação
A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso, mas por conta dos rangidos de seu acabamento, muitos donos apelidaram o modelo de Nhecosport |Foto: Divulgação
A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso, mas por conta dos rangidos de seu acabamento, muitos donos apelidaram o modelo de Nhecosport |Foto: Divulgação
A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso, mas por conta dos rangidos de seu acabamento, muitos donos apelidaram o modelo de Nhecosport |Foto: Divulgação
A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso, mas por conta dos rangidos de seu acabamento, muitos donos apelidaram o modelo de Nhecosport |Foto: Divulgação
A primeira geração do Ford EcoSport fez muito sucesso, mas por conta dos rangidos de seu acabamento, muitos donos apelidaram o modelo de Nhecosport |Foto: Divulgação
O Nissan GT-R foi apelidado de “Godzilla” devido a sua origem japonesa e potência “destruidora” | Foto: Divulgação