Barra de direção foi o item que mais apresentou falha nas avaliações do Caminhão 100%

Programa promovido pelo Grupo GMA também verificou problemas no cubo de roda e na embreagem 

Desenvolvido pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), o programa Caminhão 100% realizou 1.174 inspeções gratuitas em caminhões nas Rodovias Castelo Branco, Dutra e na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), em 2015. Como resultado, a avaliação apontou que mais de 60% dos veículos apresentavam problemas com a manutenção.

Item de segurança, a barra de direção foi o componente que mais registrou irregularidades – em 25% dos casos. “Ela precisa estar em boas condições para garantir a dirigibilidade e, consequentemente, a segurança ao trafegar pelas vias. Em caso de rompimento, há risco de ocorrer grave acidente”, comenta Antônio Gaspar de Oliveira, responsável pelas inspeções gratuitas e diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa-SP).

O segundo item que mais apresentou falha, com 22%, foi o cubo de roda, outro componente importante relacionado à segurança do caminhão, que em conjunto com as rodas suportam todo peso do veículo. Problemas na embreagem foram constatados em 18% dos modelos avaliados. Com relação ao nível de emissões de poluentes, 2,1% estavam acima do limite.

As próximas avaliações do programa Caminhão 100% acontecerão nos dias 13 e 14 de abril, na Rodovia Castello Branco, km 57, sentido capital de São Paulo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Talita Morais
Escrito por

Talita Morais

ASSISTA AGORA