30 anos de importação: relembre alguns carros que desembarcaram no Brasil em 1990
Em 9 de maio de 1990, Fernando Collor de Mello, então presidente da República, anunciou a liberação da importação de veículos novos no Brasil, que estava proibida desde 1976. A medida fez com que diversas montadoras entrassem no País ao longo daquela década, além de permitir que importadoras independentes trouxessem para o mercado local os modelos solicitados por seus clientes.
Abrir a importação causou um tremendo impacto na indústria. A tecnologia dos modelos que vinham do exterior fez com que diversos veículos brasileiros se tornassem obsoletos de uma hora para a outra. Isso acelerou o fim de alguns carros que eram vendidos há décadas, e fez com que as marcas com fábricas locais investissem em projetos novos para frear a concorrência importada.
Na galeria a seguir, relembre alguns modelos que desembarcaram no Brasil em 1990, abrindo as portas para os carros importados no País.
30 anos de importação
Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
Alfa Romeo 164 |Foto: Divulgação
BMW 320i (E30) |Foto: Divulgação
BMW 320i (E30) |Foto: Divulgação
Chevrolet Lumina |Foto: Divulgação
Chevrolet Lumina |Foto: Divulgação
Citroën XM |Foto: Divulgação
Citroën XM |Foto: Divulgação
Ferrari F40: aqui cabe uma explicação. O supercarro veio para ser exibido durante o Salão do Automóvel de 1990. Porém, nunca voltou para a Itália. Segundo os registros, só há uma unidade no Brasil |Foto: Divulgaçãomore
Ferrari F40: aqui cabe uma explicação. O supercarro veio para ser exibido durante o Salão do Automóvel de 1990. Porém, o carro nunca voltou para a Itália. Segundo os registros, só há uma unidade no Brasil |Foto: Divulgaçãomore
Lada: a marca soviética foi uma das primeiras a desembarcar oficialmente no Brasil em 1990. O Laika foi um dos modelos vendidos no mercado nacional |Foto: Divulgação