30 anos de importação: relembre alguns carros que desembarcaram no Brasil em 1990

Em 9 de maio de 1990, Fernando Collor de Mello, então presidente da República, anunciou a liberação da importação de veículos novos no Brasil, que estava proibida desde 1976. A medida fez com que diversas montadoras entrassem no País ao longo daquela década, além de permitir que importadoras independentes trouxessem para o mercado local os modelos solicitados por seus clientes.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Abrir a importação causou um tremendo impacto na indústria. A tecnologia dos modelos que vinham do exterior fez com que diversos veículos brasileiros se tornassem obsoletos de uma hora para a outra. Isso acelerou o fim de alguns carros que eram vendidos há décadas, e fez com que as marcas com fábricas locais investissem em projetos novos para frear a concorrência importada.

LEIA MAIS: De Subaru a BMW: 10 carros legais para comprar por R$ 99.500 (preço de um Polo GTS)

Triumph Rocket 3 R bate recorde de aceleração

Na galeria a seguir, relembre alguns modelos que desembarcaram no Brasil em 1990, abrindo as portas para os carros importados no País.

30 anos de importação

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar