Autocar analisa o VW Passat; veja o resumo

A Autocar testou o novo VW Passat, elogiando sua tecnologia e eficiência. Mas a análise levanta uma questão: o Passat é melhor que seu primo, o Skoda Superb, para justificar a diferença de preço?

A perua, ou wagon, é um formato de carro que insiste em sobreviver, especialmente na Europa. Prova disso é a chegada de uma nova geração do Volkswagen Passat, que agora será oferecido exclusivamente como perua. Mas, como aponta a renomada publicação britânica Autocar, este novo modelo tem uma peculiaridade: ele é um projeto liderado pela Skoda e compartilha sua plataforma com o Superb, seu “primo” tcheco.

Análise VW Passat - Foto: Autocar
Análise VW Passat – Foto: Autocar

VW Passat fabricado na Eslováquia

O Passat não é mais fabricado na Alemanha, mas sim na Eslováquia, na mesma linha de montagem do Superb. A Autocar testou a nova perua alemã e o veredito é claro: o Passat é um carro excelente, mas a existência do Skoda Superb, com um pacote semelhante por um preço menor, coloca a nova geração da VW em xeque.


A nona geração do Passat, construída sobre a plataforma MQB Evo, foi bem recebida pela sua experiência de condução completa e o excelente alcance e eficiência de sua versão híbrida plug-in. O carro também é muito espaçoso, com espaço traseiro “palaciano”, superando até mesmo o Mercedes-Benz Classe E.

Análise VW Passat - Foto: Autocar
Análise VW Passat – Foto: Autocar

No entanto, as críticas se concentram na interface de usuário. A Autocar aponta que, apesar da nova tela de infoentretenimento com atalhos personalizáveis, a falta de botões físicos e a presença de falhas de software (os “gremlins” citados no texto) tornam a usabilidade inferior à dos “Smart Dials” táteis do Skoda Superb.

O preço também é um ponto negativo, com a versão 2.0 a gasolina custando milhares de libras a mais que um Superb equivalente.

Design, Desempenho e Tecnologia

O novo Passat abandonou os botões e a decoração de alumínio em favor de telas grandes e iluminação ambiente, seguindo uma filosofia moderna.

Análise VW Passat - Foto: Autocar
Análise VW Passat – Foto: Autocar

 A Autocar elogia a tecnologia da plataforma, que permitiu a instalação de uma grande bateria de 25,7 kWh na versão híbrida plug-in com impacto mínimo no espaço do porta-malas. A publicação conseguiu uma impressionante autonomia de 117 km no modo elétrico.

Em termos de desempenho, o motor 1.5 turbo, embora um tanto “tenso” em acelerações fortes, se beneficia da assistência elétrica para uma condução relaxada.

O motor 2.0 a gasolina também é elogiado por sua potência e refinamento. O manuseio do Passat é considerado seguro e intuitivo, proporcionando uma direção agradável e harmoniosa, apesar de não ser exatamente esportiva.

Análise VW Passat - Foto: Autocar
Análise VW Passat – Foto: Autocar

 


Conclusão da Análise

A Autocar conclui que o novo Passat é um produto bem-resolvido, que oferece um pacote completo em termos de espaço, conforto e tecnologia.

No entanto, a principal questão que paira sobre o modelo é o seu primo tcheco. Para a publicação, o Skoda Superb apresenta uma proposta quase idêntica, com a mesma base e conforto, mas com uma interface de usuário mais funcional e um preço mais competitivo, fazendo com que o Passat precise de um atrativo extra para justificar sua compra.

Leia também: Volkswagen aposta em montadora chinesa para expandir território

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA