Aumenta o número de interessados em comprar carros em 2024
Aumenta o número de interessados em comprar carros em 2024. Veja os números do levantamento Brand Health Tracker (BHT) do OLx Data!
O brasileiro está mais interessado em comprar carros em 2024. A pesquisa Brand Health Tracker (BHT), da OLX, revelou que sete em cada dez brasileiros pretendem comprar um automóvel nos próximos meses.
Qual perfil de quem vai comprar carros em 2024?
O BHT fez uma pesquisa ampla do perfil do comprador de carros no Brasil em 2024 e mostrou que 70% dos entrevistados pretendem comprar um carro este ano.
Já aqueles que não pretendem adquirir um veículo por enquanto, o principal motovo apontado é a espera por melhores preços ou condições de compra.
“De acordo com a nossa pesquisa realizada em abril, 70% dos respondentes desejam comprar um carro nos próximos meses, aumento de 4 pontos percentuais no comparativo com a medição anterior, em dezembro.
Já para quem adia a compra do carro, a pesquisa observou que os maiores critérios de adiamento da compra foram por conta das condições de pagamento, do aumento de preços e do valor do IPVA, que ganhou mais relevância nas respostas da enquete atual, saindo do sexto para o terceiro lugar”, afirma Flávio Passos, vice-presidente Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.
Quando comparado com abril de 2023, houve uma queda de 2% na intenção de aquisição de carro.
Segundo o levantamento, 30% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram da compra.
Entre aqueles que desistiram, a espera por melhores condições de pagamento também foi a razão mais apontada, com 31% das respostas.
- 30% apontaram a percepção de encarecimento dos preços.
- 29% dos entrevistados apontaram valor do IPVA.
- 20% apontaram alto valor de entrada para financiamento.
- E 19% afirmaram não conseguir vender o carro atual.
|
Busca por preços menores
De acordo com o levantamento, a redução dos preços é o fator mais importante para motivar os entrevistados a comprar um automóvel – 56% dos respondentes.
- 44% acreditam que melhores condições de pagamento podem estimular a compra;
- 38% apontaram a diminuição da taxa de juros.
- 33% a redução dos impostos..
|
Forma de pagamento
Entre os que compraram carros nos últimos 12 meses:
- 44% fizeram a compra à vista;
- 23% fizeram o financiamento parcial
- 19% financiaram totalmente a compra.
Entre os que pretendem comprar nos próximos meses, o financiamento parcial é a opção mais desejada, com 42% das respostas.
Já 37% desejam pagar à vista e 13% vão optar pelo financiamento total.
|
Carros elétricos
O BHT Autos mostra que 39% dos entrevistados pretendem comprar um carro elétrico nos próximos 12 meses.
|
Os principais motivos apontados são:
- 62% querem adquirr um carro elétrico para contribui com a menor poluição(maior percentual desde abril do ano passado),
- 41% aponta que o elétrico é mais silencioso.
- 36% apontam os menores gastos de abastecimento e melhor custo-benefício
- 25% pela manutenção mais barata (25%)
- 24% pelo menor custo tributário (24%).
|
Brasileiro pesquisa, mas não compra
A pesquisa também identificou que o percentual de usuários que compraram e venderam um veículo passou de 52% (dezembro/2022) para 47% (abril/2023).
Já entre aqueles que somente pesquisaram por preços, o percentual subiu de 19% (dezembro/2023) para 25%. O percentual daqueles que só compraram passou de 21% (dezembro/2022) para 17% na última avaliação.
No total, 64% dos brasileiros entrevistados afirmaram serem compradores de veículos , o que representa 9 pontos percentuais a menos do que a avaliação realizada em dezembro de 2023.
A proporção de vendedores fica em torno de 58%, 2% a menos que no período anterior.
Método de pesquisa
A pesquisa foi feita de forma online pela OLX entre os dias 04/04 e 11/04. As respostas dos participantes ocorreu de forma digital com espaço amostral de cerca de 500 pessoas, sendo elas 50% mulheres e 50% homens.
As faixas de idade foram: 15% são de 18 a 25 anos; 9% entre 26 e 30 anos; 27% – 31 a 40 anos; 21% – 41 a 50 anos; 9% – 51 a 55 anos; 20% – 56 a 77 anos.
No que tange à classe social: 16% dos respondentes pertencem à A; 57% à B e 27% à C.
Dos consumidores entrevistados, 39% são do Sudeste, 22% do Nordeste, 17% do Sul, 11% moram no Centro-Oeste e 11% no Norte.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.