Aumenta o número de interessados em comprar carros em 2024

O brasileiro está mais interessado em comprar carros em 2024. A pesquisa Brand Health Tracker (BHT), da OLX, revelou que sete em cada dez brasileiros pretendem comprar um automóvel nos próximos meses. 

Aumenta o número de interessados em comprar carros em 2024 - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Aumenta o número de interessados em comprar carros em 2024 – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Qual perfil de quem vai comprar carros em 2024?

O BHT fez uma pesquisa ampla do perfil do comprador de carros no Brasil em 2024 e mostrou que 70% dos entrevistados pretendem comprar um carro este ano. 

Já aqueles que não pretendem adquirir um veículo por enquanto, o principal motovo apontado é a espera por melhores preços ou condições de compra. 

“De acordo com a nossa pesquisa realizada em abril, 70% dos respondentes desejam comprar um carro nos próximos meses, aumento de 4 pontos percentuais no comparativo com a medição anterior, em dezembro. 

Já para quem adia a compra do carro, a pesquisa observou que os maiores critérios de adiamento da compra foram por conta das condições de pagamento, do aumento de preços e do valor do IPVA, que ganhou mais relevância nas respostas da enquete atual, saindo do sexto para o terceiro lugar”, afirma Flávio Passos, vice-presidente Autos e Bens de Consumo do Grupo OLX.

Quando comparado com abril de 2023, houve uma queda de 2% na intenção de aquisição de carro. 

 

 

 

 

Segundo o levantamento, 30% das pessoas que planejavam comprar ou trocar de automóvel nos próximos 12 meses desistiram da compra. 

Entre aqueles que desistiram, a espera por melhores condições de pagamento também foi a razão mais apontada, com 31% das respostas.

  • 30% apontaram a percepção de encarecimento dos preços.
  • 29% dos entrevistados apontaram valor do IPVA.
  • 20% apontaram alto valor de entrada para financiamento.
  • E 19% afirmaram não conseguir vender o carro atual.

 

 

 

Busca por preços menores

De acordo com o levantamento, a redução dos preços é o fator mais importante para motivar os entrevistados a comprar um automóvel – 56% dos respondentes. 

  • 44% acreditam que melhores condições de pagamento podem estimular a compra;
  • 38% apontaram a diminuição da taxa de juros.
  • 33% a redução dos impostos..

 

 

 

Forma de pagamento

Entre os que compraram carros nos últimos 12 meses:

  • 44% fizeram a compra à vista;
  • 23% fizeram o financiamento parcial
  • 19% financiaram totalmente a compra.

Entre os que pretendem comprar nos próximos meses, o financiamento parcial é a opção mais desejada, com 42% das respostas.

Já 37% desejam pagar à vista e 13% vão optar pelo financiamento total.

 

 

Carros elétricos

O BHT Autos mostra que 39% dos entrevistados pretendem comprar um carro elétrico nos próximos 12 meses.

 

 

Os principais motivos apontados são:

  • 62% querem adquirr um carro elétrico para contribui com a menor poluição(maior percentual desde abril do ano passado),
  • 41% aponta que o elétrico é mais silencioso.
  • 36% apontam os menores gastos de abastecimento e melhor custo-benefício
  • 25% pela manutenção mais barata (25%)
  • 24% pelo menor custo tributário (24%).

Leia também: Afinal, porque os brasileiros estão interessados em veículos elétricos? Especialista responde.

 

 

 

Brasileiro pesquisa, mas não compra

A pesquisa também identificou que o percentual de usuários que compraram e venderam um veículo passou de 52% (dezembro/2022) para 47% (abril/2023).

Já entre aqueles que somente pesquisaram por preços, o percentual subiu de 19% (dezembro/2023) para 25%. O percentual daqueles que só compraram passou de 21% (dezembro/2022) para 17% na última avaliação.

No total, 64% dos brasileiros entrevistados afirmaram serem compradores de veículos , o que representa 9 pontos percentuais a menos do que a avaliação realizada em dezembro de 2023.

A proporção de vendedores fica em torno de 58%, 2% a menos que no período anterior.

Método de pesquisa

A pesquisa foi feita de forma online pela OLX entre os dias 04/04 e 11/04. As respostas dos participantes ocorreu de forma digital com espaço amostral de cerca de 500 pessoas, sendo elas 50% mulheres e 50% homens.

As faixas de idade foram: 15% são de 18 a 25 anos; 9% entre 26 e 30 anos; 27% – 31 a 40 anos; 21% – 41 a 50 anos; 9% – 51 a 55 anos; 20% – 56 a 77 anos.

No que tange à classe social: 16% dos respondentes pertencem à A; 57% à B e 27% à C.

Dos consumidores entrevistados, 39% são do Sudeste, 22% do Nordeste, 17% do Sul, 11% moram no Centro-Oeste e 11% no Norte.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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