Audi Skysphere: carro-conceito ilustra futuro da mobilidade de luxo
O futuro do carro de luxo. É isso que uma das marcas mais conhecidas do mundo pretende mostrar com o seu novo carro conceito. Trata-se do Audi Skysphere
O futuro do carro de luxo. É isso que uma das marcas premium mais conhecidas do mundo pretende mostrar com o seu novo carro conceito. Trata-se do Audi Skysphere. Este novo roadster foi anunciado pela montadora alemã na última semana.
Com objetivo de transformar a experiência dos ocupantes, ele é o primeiro carro de uma nova linha de carros conceitos da marca. Seus principais destaques são os equipamentos tecnológicos e seu visual futurístico. Sem falar nos sistemas de direção autônoma.
Ele é apenas um projeto da Audi, mas já fez sua estreia no meio de outros grandes carros premium e conceitos famosos. Uma unidade foi exibida durante a “Semana do Carro Monterrey”, realizado na Califórnia.
E nada com uma estreia em casa. O Skysphere foi feito pela equipe de design da Audi da cidade de Malibu. Um dos pontos de referência do local é a conhecida Pacifica Coast Highway.
Audi Skysphere, o carro-conceito que ilustra futuro da mobilidade de luxo
E a sua inspiração não é em qualquer um carro não. Gael Buzyn, que é o responsável pelo estúdio norte-americano, usou outro carro que revolucionou o mercado de luxo para se inspirar. Na década de 1930, foi o Horch 853 foi quem teve este papel.
A marca diz que o Skysphere não será o único a mostrar o futuro dos carros de luxo da marca. Ela irá apresentar ainda o Grandsphere e o Urbansphere. Modelos que irão mudar a visão das pessoas que carros servem apenas para ir de um ponto a outro.
O lado externo do conversível já é um dos atrativos. Ele mede 5,19 m de comprimento, 2,00 m de largura e 1,23 m de altura.
Leia mais: Novo Lamborghini Countach renasce híbrido e V12; saiba mais!
Suas linhas mostram muito do que os fãs da Audi podem esperar para os próximos anos. E esse futuro parece que trará mais linhas futurísticas para os carros. No caso do veículo em questão, mostra o lado esportivo. Quem mostra isso são seus arcos de rodas alargados.
A grade frontal segue o conceito Singleframe. Mas ele traz detalhes interessantes, como o logotipo (as quatro argolas) iluminado e tridimensionalmente projetado. Também se destaca o uso de elementos de LED brancos para projetar o Singleframe e as superfícies laterais. Algo que chama bastante atenção quando se vê no escuro.
Já a iluminação da parte traseira é dinâmica e usa diversas luzes de LED vermelhos para criar uma grande faixa de luz na parte que, em carros maiores, seria a tampa do porta-malas.
Interior
Talvez as grandes novidades do Audi Skysphere estejam no interior. isso porque o plano da fabricante de Ingolstadt é justamente criar um ambiente para os ocupantes ficarem bem enquanto o carro se move. E como o carro é projetado para condução autônoma nível 4, eles poderão curtir uma viagem tranquila.
Um diferencial do projeto é chamado de entre-eixos variável. Ou seja, ele muda de acordo com o modo de condução. Caso seja escolhida a “experiência esportiva”, ele terá um entre-eixos de 4,94 m. Já no modo “Grand Touring” será de 5,19 m.
Neste último, o volante e os pedais saem de cena. Ambos possuem um ecossistema digital que ajudam a criar um ambiente mais tranquilo para os ocupantes.
A qualidade dos materiais também foram pensados. Os bancos, por exemplo, foram construídos em tecido de microfibra. Segundo a marca, a experiência é a mesma de viajar na primeira classe de um avião. O interior ainda conta com peças feitas em madeira de eucalipto e tecido que simula couro sintético.
Multimídia
Já no painel estão duas telas touchscreem responsáveis pelos sistemas de informação e entretenimento. Gosta de filmes ou precisa fazer uma reunião no trânsito? No modo Grand Touring, você pode conferir vários conteúdos da internet por meio delas. Até mesmo shows, eventos culturais e esportivos estão nos planos para o futuro.
Conjunto mecânico
Além de autônomo, o Audi Skysphere é um elétrico bastante potente. Seu propulsor eletrificado (localizado no eixo traseiro) pode gerar uma potência de 465 KW e torque de 750 Nm. Os 1.800 kg ajudam o carro a ter um bom desempenho. De acordo com a montadora, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em quatro segundos.
Os módulos de bateria se mostram bem posicionados. Tudo para favorecer a dinâmica. Eles podem estar atrás da cabine e nos assentos no túnel central do interior. A bateria poderá ter uma capacidade acima dos 80 kWh. Sua autonomia é de 500 km.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.