Atenção motociclista: o que muda com as novas regras para quem dirige motos no Brasil?

Novas regras para motos e ciclomotores passam a valer em 2026. Habilitação ACC e placa serão obrigatórias. Entenda o que muda

As regras para quem dirige motos e ciclomotores vão mudar muito em breve no Brasil. O governo federal decidiu apertar o cerco para organizar o trânsito. O foco é a febre das ‘cinquentinhas’ e das motos elétricas, que cresce a cada dia. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!

Quais são as novas regras para quem dirige motos e ciclomotores?

Vamos lá, o foco principal da mudança é colocar ordem no uso dos ciclomotores, ou seja, as populares ‘cinquentinhas‘. Muita gente compra e anda por aí sem saber que existem regras claras para esses veículos. A maior mudança vem da Resolução 996/2023 do Contran.

Regras para quem dirige motos
Foto: Divulgação (Honda)

 

A princípio, o Conselho Nacional de Trânsito deu um prazo para todo mundo se adaptar. Com isso, os condutores têm até o dia 31 de dezembro de 2025 para se adequarem. A partir de 1º de janeiro de 2026, a fiscalização começa para valer e sem desculpas.

O que a lei considera como ciclomotor?

Este é o ponto que mais gera dúvida no trânsito e que muitas pessoas não sabem diferenciar. A lei agora define ciclomotores de forma clara: são veículos de duas ou três rodas. E a regra vale para os modelos com motor a combustão de até 50 cilindradas.

Também vale para os modelos elétricos. Entram na regra aqueles com potência máxima de 4 kW. Além disso, a velocidade máxima de fábrica desses veículos não pode, em hipótese alguma, passar dos 50 km/h.

O que será obrigatório com a nova lei das “cinquentinhas”?

Se você tem um veículo com essas características, precisa ficar muito atento. O que antes parecia “terra de ninguém” agora terá fiscalização pesada. O objetivo do governo é aumentar a segurança, já que muitas dessas motos elétricas são vistas andando em locais proibidos, como ciclovias e calçadas.

Regras para quem dirige motos
Foto: Divulgação (Honda)

 

Confira o que será exigido em 2026:

  • Habilitação: o condutor precisa ter a CNH na categoria A (de moto) ou a ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores).
  • Emplacamento: todos os ciclomotores deverão ser registrados e ter placa, como qualquer moto ou carro.
  • Proibição: fica totalmente proibido andar em calçadas, ciclovias e ciclofaixas.
  • Vias Expressas: também não podem circular em vias de trânsito rápido ou expressas.

E se eu não cumprir as novas regras?

Agora, quem for pego desrespeitando as normas vai ter dor de cabeça e prejuízo no bolso, e estamos falando de uma multa pesada.

Andar em locais proibidos, por exemplo, é uma infração séria. O <!–>Código de Trânsito Brasileiro (CTB)–>, no artigo 193, classifica isso como infração gravíssima. Isso significa multa alta e muitos pontos na carteira de habilitação (seja ela a ACC ou a CNH). O veículo também pode ser apreendido e removido.

A mudança é grande, especialmente para quem se acostumou a usar ciclomotor elétrico sem placa ou habilitação. Essa era está com os dias contados.

O que achou dessas novas regras? Acredita que a fiscalização vai realmente funcionar no Brasil? Deixe sua opinião aqui nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.