As lendas voltaram: Chevrolet Monza e Opala retornam ao Brasil como zero km de fábrica

O Chevrolet Monza e Opala estão de volta! Conheça o programa que restaura clássicos e os vende como se fossem novos de fábrica.

Alá quem voltou: o Chevrolet Monza e Opala no Brasil estão de volta de um jeito inédito, através de um programa oficial da GM que restaura os clássicos como se fossem zero km. A iniciativa faz parte da comemoração dos 100 anos da marca no país. Acompanhe o Garagem360 e saiba mais detalhes!

Retorno do Chevrolet Monza e Opala no Brasil

A Chevrolet lançou oficialmente o programa “Chevrolet Vintage“, um projeto para restaurar seus carros mais icônicos com selo de qualidade de fábrica.

Chevrolet Monza e Opala no Brasil
Foto: Divulgação / Chevrolet

 

A princípio, a ação conta com a supervisão direta dos engenheiros da GM e o trabalho de oficinas parceiras renomadas, como a Batistinha e a Z28.

Existem dois tipos de restauração: a “Restauração“, que resgata 100% da originalidade do veículo, e a “Restomod”, que mantém o visual clássico mas adiciona tecnologia e mecânica modernas.

Segundo o anúncio oficial da Chevrolet, os carros deste primeiro lote serão vendidos em um leilão em novembro, e parte do lucro será doada para projetos sociais.

Quais carros fazem parte do primeiro lote do programa?

Para a estreia do projeto, a Chevrolet selecionou a dedo 10 veículos que marcaram época entre os anos 1960 e 2000.

A lista é um verdadeiro sonho para qualquer colecionador e inclui múltiplas versões do Opala, além do Monza, Kadett e picapes clássicas. Dá só uma olhada:

  • Opala SS-V 1979 e Opala SS-A 1976

  • Monza 500 EF 1990

  • Kadett GSI 1992

  • Omega CD Irmscher 1994

  • S10 Rally 2004 e D20 Conquest 1996

  • 3100 Brasil V8 1959 e C-10 V8 1976

  • Chevrolet Rally 1974

Restauração com selo de aprovação da engenharia da GM

O processo de recuperação dos veículos é extremamente minucioso. A equipe de engenharia da GM utilizou antigos manuais de produção para garantir a máxima fidelidade.

Chevrolet Monza e Opala no Brasil
Foto: Divulgação / Chevrolet

 

Em alguns casos, a marca chegou a procurar os fornecedores originais da época para reproduzir tecidos e outros componentes exatamente como eram.

Após a restauração, todos os carros passam por testes rigorosos de dinâmica, frenagem e ruídos, como se fossem um lançamento.

O Monza 500 EF 1990, por exemplo, teve o motor refeito com peças do estoque original da GM, enquanto o Opala SS-V 1979 ganhou injeção eletrônica e freios a disco de alta performance.

Essa iniciativa é uma verdadeira celebração da história automotiva brasileira. Ela oferece aos fãs a chance única de adquirir um pedaço dessa história, com a garantia e a qualidade de um carro que acabou de sair da linha de montagem.

Comente abaixo, qual clássico da Chevrolet gostaria de ver restaurado?

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Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.