Stellantis confirma novo carro da Fiat na plataforma do Citroën C3

Comprar um carro 0 km no mercado brasileiro exige um custo mínimo de quase R$ 70 mil. Dessa forma, o termo “carro popular” já não é bem utilizado para designar o automóvel mais barato do Brasil. Porém, um novo carro da Fiat pode chegar para ser mais um representante dessa categoria, no entanto, sem a certeza de um preço popular.

o porta-malas dos compactos vendidos no Brasil
Fiat Mobi 2023 (Divulgação/Fiat)

Acompanhe as especulações sobre o novo carro da Fiat baseado no Citroën C3

Há 10 anos era possível levar para casa um carro 0 km por menos de R$ 30 mil, como um Volkswagen Gol, por exemplo, que em sua versão 1.0 duas portas era vendida por R$ 28.789.

Hoje, o carro mais barato do País já se aproxima dos R$ 70 mil, o que faz o brasileiro repensar em investir em um novo modelo. Analisando esse cenário, algumas marcas já começam a reavaliar os planos para trazer novos carros populares para o mercado ao invés de investir apenas em SUVs e demais categorias mais caras.

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A Stellantis está desenvolvendo um novo carro da Fiat, que será produzido na fábrica de Betim-MG sobre uma plataforma derivada da CMP – Common Modular Platform, a mesma que é utilizada para a produção do Citroën C3 e do Peugeot 208, em Porto Real-RJ.

A informação foi revelada ao site Automotive Business por fonte da montadora na última segunda-feira (24), durante o 4º Encontro da Indústria de Autopeças, realizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças).

O novo modelo compacto da Fiat está sendo chamado pela Stellantis de projeto F1H. A montadora está em busca de modelos mais rentáveis para a marca Fiat, em linha com o ocorrido, por exemplo, com a picape Toro e os SUVs Pulse e Fastback. 

Ainda não existe uma definição quanto às características desse novo compacto. Uma das possibilidades cogitadas é que a plataforma CMP em Betim traga ao mercado uma nova geração do Fiat Uno, que seria baseado no carro-conceito Centoventi – que na Europa foi apresentado como uma versão elétrica do Fiat Panda, modelo tradicional no continente que nunca chegou ao mercado brasileiro, pelo menos não com esse nome. 

O que se sabe, com certeza, é que o CEO global da marca, Olivier François, confirmou que a Fiat está desenvolvendo novos modelos  globais para lançar um novo carro por ano até 2027.  O F1H poderá ser o Panda elétrico lá fora e, no Brasil, o novo Uno elétrico. 

O compacto Fiat Panda ganhará versão eletrificada e compartilhará plataforma com outro modelo do Grupo Stellantis, o Citroën C3
Fiat Panda em versão eletrificada  (Foto: Divulgação)

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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