Saber qual hatch é o mais econômico é importante. Isso porque o momento atual não é dos melhores para o mercado automotivo do Brasil. Além dos preços dos veículos 0km estarem passando por diversos reajustes seguidos, o preço do combustível também está nas alturas. De acordo com o último levantamento feito pela Ticket Log, no inicio do mês de maio, o preço médio da gasolina era de R$ 5,747. Já do etanol estava custando R$ 4,681. Mas nem tudo está perdido. Alguns carros possuem motores econômicos e possuem bons números de consumo. Por exemplo: Fiat Argo, do Chevrolet Onix e do VW Polo. Qual deles é o mais econômico? Bom, é o que você irá descobrir agora.
Argo, Onix ou Polo: qual hatch é o mais econômico?
E aqui temos três veículos que formam a nova geração dos hatches. Todos possuem motores bastante fortes e eficientes. Mas quem gasta menos com combustível? Para a avaliação foram usados os dados divulgados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem divulgado pelo Inmetro.
Fiat Argo
Começamos falando pelo compacto fabricado em Betim-MG e que liderou o ranking de mais vendidos no último mês de maio. O Fiat Argo foi lançado em 2017 para substituir tanto o Punto, quanto o Palio. Para linha 2022, ele ganhou a nova identidade visual da marca e o”Fiat Flag”.
Atualmente, o carro é oferecido em três motores diferentes quatro opções de acabamento (1.0 MT, Drive, Trekking e HGT). Pensando no consumo, o carro pode fazer:
1.0: 14,2 km/l (gasolina) 9,9 km/l (etanol) na cidade; 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) na rodovia
Firefly 1.3: 12,9 km/l (gasolina) e 9,2 km/l na cidade; 14,3 km/l (gasolina) e 10,2 (etanol) na rodovia
Firefly 1.3 (Argo Trekking automático): 9,4 km/l (gasolina) e 6,6 km/l (etanol) na cidade; 11,9 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) na estrada
1.8: 9,9 km/l (gasolina) e 7 km/l (etanol) na cidade; 12,8 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) na estrada
Chevrolet Onix
Um dos lançamentos mais importantes da Chevrolet nos últimos anos, o Onix já foi o carro mais vendido do País. Na linha 2022, ele é oferecido em duas opções de motores. As versões LS e LT usam o motor 1.0 aspirado. Enquanto isso, as outras versões usam o motor 1.0 turbo.
E ambas são capazes de proporcionar bons números de consumo;
1.0 aspirado: 13,9km/l (gasolina) e 9,9 km/l (etanol) na cidade; 16,7 km/l (gasolina) e 11,7 km/l (etanol) na estrada
1.0 turbo manual (manual): 13,5km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol) na cidade; 16 km/l (gasolina) e 11,2 km/l (etanol) na estrada
1.0 turbo (Automático): 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol) na cidade; 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol).
VW Polo
Por fim, falaremos do hatch da Volkswagen. Depois de ficar um tempo sem receber alterações em seu visual, a montadora alemã decidiu trazer para o Brasil a sua sexta geração. Do mesmo modo que o Argo, ele possui o um dos maiores porta-malas da categoria.
Atualmente, ele é oferecido nas versões: 1.0 MPI, 1.6 MSI, Comfortline, Highline e GTS. Seus números de consumo são:
1.0 MPI: 12,9 km/l (gasolina) e 8,8 km/l (etanol) na cidade; 14,3 km/l (gasolina) e 10 km/l (etanol) na estrada
1.6 MSI (manual): 12 km/l (gasolina) e 8,2 km/l (etanol) na cidade; 13,9 km/l (gasolina) 9,5 km/l (etanol) na rodovia
1.6 MSI (automático): 11 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na cidade; 13,8 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na estrada
200 TSI (Comfortline): 11,6 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade; 14,1 km/l (gasolina) e 9,8 km/l (etanol).
200 TSI (Highline): 11,4 km/l (gasolina) e 7,9 km/l (etanol) na cidade; 13,9 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol) na estrada
250 TSI: 11 km/l (gasolina) e 7,5 km/l (etanol) na cidade; 13,7 km/l (gasolina) e 9,6 km/l (etanol) na estrada
Conclusão: qual hatch é o mais econômico?
Assim sendo, os carros possuem bons números de consumo em todas as suas versões. O Chevrolet Onix é o mais econômico graças a sua nova linha de motores. Ele vence tanto no confronto dos 1.0 aspirados, quanto contra o 1.0 turbo do VW Polo. E com uma boa vantagem. Não é a toa que ele tirou nota “A” no PBE.
Enquanto isso, o Fiat Argo fica na segunda posição por conseguir números melhores que o veículo da Volkswagen nos modelos 1.0 e nos motores intermediários (1.3 vs 1.6). Por fim, o veículo da montadora alemã só vence no confronto entre as versões top de linha (GTS vs HGT).