A forte onda de calor que assola o Brasil nos últimos dias tem exigido criatividade dos brasileiros para conseguir certo conforto em meio ao clima seco e temperaturas altas. Dessa forma, até mesmo o ar-condicionado do carro entrou em pauta quando o assunto é busca comodidade.
Ar-condicionado para refrescar
Nem todo mundo pôde pegar uma praia, piscina ou mesmo se dar ao luxo de ficar trancado em salas com ar-condicionado gelado para refrescar os altos índices de calor que atingiram o Brasil nos últimos dias.
Por falar neste último item também presente nos carros, com certeza eles passaram a ser fonte de maior atenção dos motoristas ao redor do país, já que sem o ar-condicionado funcionar corretamente, ficou muito difícil e desgastante dirigir no dia a dia em meio ao calorão.
VEJA TAMBÉM
Sendo assim, se nem mesmo o ar-condicionado do seu carro tem sido suficiente para amenizar o quentura, veja 3 dicas de técnicas que podem salvar sua pele e trazer mais conforto nesses dias ensolarados.
Manutenção preventiva
Uma das palavras mais usadas por técnicos de vários meios é a tal da ‘’manutenção preventiva’’, mas afinal o que ela significa?
A manutenção preventiva (neste caso do ar-condicionado automotivo) nada mais é do que a prática de garantir o melhor estado de funcionamento do item de refrigeração automotiva.
Com isso, é necessário garantir a limpeza e utilização periódica do aparelho para que ele não reúna degenerações.
Em outras palavras, antes de utilizar com maior frequência, em épocas quentes, necessita-se usar o ar-condicionado para que seus componentes trabalhem e lubrifiquem-se.
Vidros fechados
A segunda dica para garantir certo conforto e comodidade com o uso do ar-condicionado automotivo é uma ação conhecida por muitos brasileiros.
Quem aí nunca ouviu de um motorista: ‘’vou ligar o ar (condicionado), feche os vidros’’?
Pois bem, a recomendação tem todo o sentido, já que para refrigerar a cabine do veículo é preciso que o ar frio se espalhe por completo no ambiente sem sofrer entrada de ar quente do exterior.
Filtro de ar
Um dos principais responsáveis pelo correto funcionamento do ar-condicionado é o filtro de ar, que deve ser trocado entre 6 meses e um ano.
Sendo assim, é preciso certificar-se de que esse componente está em bom estado para uma boa refrigeração da cabine.
Aproveite e veja: Manutenção ar condicionado do carro: como fazer? Dicas para 2023