5 detalhes que não podem ficar de lado na manutenção da sua moto

Além das revisões periódicas, certos cuidados diários são necessários para aumentar a vida útil dos componentes e preservar o bom desempenho da moto, garantindo segurança, desempenho e boa aparência para o veículo. Confira 5 detalhes que não podem ficar de lado na hora da manutenção da sua moto.

Veja 5 detalhes que não podem ser ignorados na manutenção da sua moto

5 detalhes que não podem ficar de lado na manutenção da sua moto
Manutenção da moto deve ser uma prática frequente (Foto: ANdrea Piacquadio/Pexels)

A seguir, relacionamos cinco dicas práticas que ajudarão a manter a sua moto sempre nova, com aspecto conservado e segura para pilotagem, as quais você não deve ignorar:

1 – Checagem dos pneus

É importante ficar atento à eventuais rachaduras, pregos ou qualquer material pontiagudo que esteja alojado nos pneus. Caso a moto não seja utilizada com frequência, vale conferir se os pneus não estão ressecados antes de dar a partida.

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Além desses pontos de atenção, o estado de degradação também merece cautela, pois pneus carecas podem comprometer a segurança, principalmente em pistas molhadas.

Uma calibragem maior do que a indicada pelo fabricante faz com que o pneu se desgaste mais no centro. Em contrapartida, uma calibragem mais baixa leva o pneu a se desgastar nas bordas. 

Os pneus possuem marcações de desgaste (TWI) e, se os sulcos já estiverem muito baixos, precisam ser trocados imediatamente porque são eles que garantem a aderência em piso molhado. Outro lembrete: a calibragem deve ser feita com os pneus sempre frios.

2 – Atenção especial aos cabos da moto

Os cabos pedem um cuidado redobrado porque estão envolvidos em sistemas importantes da moto. A indicação é que eles sejam lubrificados a cada 10 mil quilômetros, ou conforme o indicado no manual do proprietário.

É importante observar se existe algum dano aos cabos, principalmente em motocicletas que enfrentam condições adversas, como trilhas.

3 – Fique atento à corrente

A corrente faz parte do sistema de transmissão da moto, que transfere a força do motor para as rodas. Para ter um funcionamento adequado é preciso que todos os itens envolvidos – como a regulagem e a tensão – estejam em harmonia. 

Outro ponto de atenção é em relação à limpeza e lubrificação do item: o contato com a sujeira proveniente do pavimento, seja ele asfalto ou terra, pode ressecar e danificar o conjunto, o que torna indispensável a boa limpeza e lubrificação com uma frequência semanal.

4 – Limpeza frequente

A atenção com a estética é essencial para manter a moto com o visual de nova. Mas essa etapa deve ser feita com cuidado. 

Evite lavadoras de alta pressão, pois a força da água pode arranhar a moto e danificar algumas peças. O melhor método para cuidar dos componentes da motocicleta é utilizar panos, baldes e produtos específicos de limpeza motociclística.

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5 – Inspeção periódica

5 detalhes que não podem ficar de lado na manutenção da sua moto
Nível do óleo deve ser sempre verificado e eventualmente completado (Foto: Shutterstock)

O costume de inspecionar a moto em busca de problemas é a melhor forma de mantê-la sempre em suas melhores condições. Muitos defeitos podem ser resolvidos facilmente na sua garagem. Mas em caso de negligência, podem acarretar 

Confira sempre com frequência o nível do óleo do motor e respeite o intervalo de troca do lubrificante.

O uso da moto em condições severas – como acontece com profissionais de motofrete e delivery – aumenta a necessidade de manutenção periódica e revisão do veículo, que são fundamentais para a segurança do piloto.

O aconselhado é que a revisão da moto seja feita de acordo com o plano de manutenção determinado pelo fabricante, cuja frequência varia de acordo com o modelo e o tipo de uso. As informações detalhadas sobre cada componente podem ser encontradas no manual do proprietário.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
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