Aprenda de uma vez ler o pneu do seu carro

Quando falamos dos itens mais importantes de um carro, o pneu está entre eles. Porém, muita gente ainda possui dúvidas quanto ao modelo correto e forma de utilizá-lo. Veja como ler o pneu de forma ideal. 

Aprenda de uma vez ler o pneu do seu carro
Escolha do item correto é importantíssimo para manter segurança em viagens de carro (Foto: Pixabay)

Pneu para o seu carro 

Todo carro precisa de pneus bons e destinados tecnicamente aos diferentes modelos de veículos. 

Dessa forma, nada mais natural do que definir esse item de acordo com as informações gravadas no pneu. 

VEJA TAMBÉM

No entanto, ao escolher os itens, muita gente ignora esses dados cruciais sobre uso, segurança e desempenho. 

A atitude equivocada de muitos consumidores pode reduzir a capacidade dos carros, assim como se tornar um ponto frágil de segurança nas viagens. 

Compreender os números e códigos presentes nos pneus pode ser um divisor de águas para a escolha ideal, como orienta  Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop: 

‘’É de extrema importância que os motoristas saibam como interpretar as informações presentes nos pneus da forma correta, pois existem dados valiosos embutidos nas laterais e a seleção criteriosa de um pneu pode resultar em economia de combustível, conforto aprimorado e, acima de tudo, maior segurança para todos os ocupantes”, assegura Rodrigo Alonso. 

Qual pneu utilizar

A principal orientação ao buscar pneus é se certificar sobre o modelo recomendado, já que cada um possui especificações exclusivas. 

Dessa forma, não é indicado utilizar modelos distintos de pneus no carro, uma vez que isso pode causar desequilíbrios na dinâmica de condução do veículo e, nos piores casos, até mesmo afetar a dirigibilidade durante manobras de emergência. 

Sendo assim, utilize pneus iguais no mesmo eixo. Pode-se aplicar par de pneus dianteiros diferentes dos traseiros, desde que a proposta de uso seja similar e atenda aos requisitos estabelecidos pelo fabricante do veículo.

De olho nas medidas

Tão importante quanto o modelo dos pneus são suas medidas. 

Para exemplificar,  em um pneu com especificações 215/50 R17, o número “215” denota a largura da seção (a largura nominal do pneu novo, montado na roda e inflado à pressão recomendada, em milímetros). 

Enquanto isso, o “50” representa a proporção entre a altura (H) e a largura da seção (S) em percentual. Por fim, o “R” indica um pneu com estrutura radial, a mais comum na indústria. 

Muitos dados a se atentar, não é mesmo? Tem mais! 

Aprenda de uma vez ler o pneu do seu carro
Escolha do item correto é importantíssimo para manter segurança em viagens de carro (Foto: Divulgação/Dunlop)

Rodas

Quando falamos do tamanho da roda, os pneus podem variar em polegadas, de acordo com a necessidade de cada automóvel. A indicação está logo após o “R” que indica a estrutura do pneu. 

As medidas de aro 13” até 18” são as mais comuns no mercado nacional.

Além disso, também é preciso se atentar ao índice de carga e o símbolo de velocidade presentes em cada pneu. 

O índice de carga varia de 0 a 279, indica a carga máxima suportada pelo pneu em kg, conforme tabela normalizada. 

Importante: Todo motorista PRECISA saber! Passo a passo prático de como trocar pneu

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar