Apps de transporte devem liderar expansão do carro elétrico

Recente estudo mostra que o percentual da frota de carro elétrico dos apps de transporte será quatro vezes maior que os de uso pessoal.

O mercado brasileiro de veículos elétricos vem registrando elevados percentuais de crescimento a cada ano.

Veja por que apps de transporte vão liderar a expansão do carro elétrico

As empresas de transporte individual por aplicativos são os grandes alavancadores desse segmento. Segundo estudo recente divulgado pela consultoria McKinsey & Company sobre o futuro da mobilidade sustentável no Brasil, até 2040 85% da frota de veículos apps de transporte será composta por carro elétrico, número quatro vezes superior ao estimado para a frota de uso pessoal (21%).

Um dos principais atores na mobilidade urbana no Brasil, a 99 elenca quatro motivos que fazem com que os apps liderem a corrida elétrica no País. Confira:

1- Custo de Propriedade

Em média, um motorista de aplicativo roda 200 km por dia. De acordo com a pesquisa da McKinsey, esse uso intenso do carro faz com que o custo total de propriedade (TCO, na sigla em inglês) do veículo elétrico se torne equivalente ao do automóvel à combustão muito antes daqueles que utilizam o carro para fins pessoais.

Considerando os veículos de entrada, por exemplo, com valores abaixo de R$ 200 mil, essa equivalência deve ocorrer já em 2023 para quem roda mais de 150 km por dia. Para aqueles que dirigem cerca de 30 km por dia, essa equivalência seria atingida somente em 2030.

2- Economia com combustível

Apps de transporte devem liderar expansão do carro elétrico

Abastecer com energia elétrica traz economia (Foto: Freepik)

Segundo os dados da 99, com o carro elétrico é possível reduzir em até 80% os gastos com abastecimento em comparação ao uso de combustível fóssil, quando levado em consideração o custo médio do combustível e da tarifa residencial de energia. No contexto atual, em que o preço dos combustíveis tem sofrido reajustes constantes, essa economia se torna ainda mais significativa.

3- Uso majoritariamente urbano

Conforme o estudo da McKinsey, os veículos elétricos têm sintonia com o modelo de negócio do transporte por app devido à utilização do veículo acontecer majoritariamente nos centros urbanos. Isso permite a otimização do uso em relação aos pontos de recarga,  que se encontram, em sua maioria, nas áreas centrais das cidades.

São Paulo, por exemplo, já conta com o primeiro posto 100% elétrico do Brasil, iniciativa desenvolvida pela EZ Volt em parceria com a Vibra, e com apoio da própria 99. 

4- Acesso Facilitado

Apps de transporte devem liderar expansão do carro elétrico

99 facilita locação de carro elétrico para motoristas parceiros (Foto: Divulgação/99)

Os motoristas por aplicativo também contam com acesso facilitado aos veículos elétricos. A 99 e a Movida – por meio da Aliança pela Mobilidade Sustentável, parceria liderada pela 99 e outras 12 empresas de diversos segmentos – possibilitam aos motoristas parceiros do aplicativo a locação de veículos elétricos com descontos de até 50%. Com essa vantagem, associada à economia de combustível, a redução total dos custos operacionais dos parceiros pode chegar a 25%. 

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Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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