Tags

Notícias

Livro que homenageia Ayrton Senna será lançado em São Paulo

Créditos: Foto: Divulgação
5 novembro, 2015
Rodrigo Loureiro

Em “100 Senna”, objetos guardados pela família são apresentados pela primeira vez aos admiradores de um dos maiores pilotos da história

Foto: Divulgação
100 senna
Livro “100 Senna” será lançado na livraria Cultura, em São Paulo

Os fãs do piloto Ayrton Senna da Silva ganharão um presente especial neste final de ano. No dia 11 de novembro, às 19h, será lançado na livraria Cultura do Shopping Iguatemi, na cidade de São Paulo, o livro “100 Senna” (editora Arte Ensaio em parceria com o Instituto Ayrton Senna), escrito pelo jornalista Celso de Campos Jr.

Na obra, 100 objetos relativos à vida pessoal e profissional do piloto são retratados em mais de 300 páginas, acompanhados por fotografias de sua vida e carreira. Muitos dos “tesouros” retratados até então eram inéditos ou pouco conhecidos.

“Muitas das imagens, bem como as histórias dessas peças, são trazidas a público pela primeira vez”, explica o autor, que se baseou em entrevistas exclusivas com dona Neyde, mãe do tricampeão de Fórmula 1, para escrever os textos que acompanham cada foto. “São objetos que fizeram parte da vida do ídolo e que ajudam a explicar todos os capítulos de sua trajetória, da infância à maturidade, da incerteza ao estrelato”, completa o autor.

Nas conversas com a mãe do piloto, Campos Jr. abordou, entre outros assuntos, a origem do apelido “Beco”, o começo de Senna no kart depois de muito atazanar o pai, a escolha do capacete amarelo, a mudança para a Inglaterra aos 20 anos e a trégua com Alain Prost – maior adversário nas pistas e inimigo pessoal por anos.

Leia abaixo um trecho do livro:

“Ayrton buzinou, buzinou, mas buzinou tanto nos ouvidos do pai que seu Milton, talvez para se ver livre daquela ladainha, decidiu atender às súplicas do filho e construir o kart que ele tanto pedia. Não era propriamente um modelo para competições, mas o 007 confeccionado na metalúrgica Universal, com motor dois tempos, semelhante ao de um cortador de grama – curiosamente montado por um médico amigo da família, o Dr. Passos, fanático por mecânica –, estava mais do que bom para acelerar na pista inacabada da futura Marginal Tietê, invadida pela turma da velocidade nos finais de semana. Entretanto, o que deveria ser apenas uma brincadeira foi tomando ares mais sérios. O menino tinha mesmo jeito para a coisa. E assim, no início da década de 1970, ganhou dos pais um kart profissional. Para acompanhar o bólido, precisava escolher um capacete. Dentre todas as cores… Amarelo.”

Serviço

Lançamento “100 Senna”

Local: Livraria Cultura do Shopping Iguatemi (Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232, Jardim Paulistano, São Paulo – SP)

Data: 11 de novembro

Horário: 19h

Entrada: gratuita

Preço do livro: R$ 160,00

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.