Andamos: Renault Duster 2021 evolui sem perder a essência

Renovado, o novo Renault Duster 2021 agradou neste primeiro contato. As mudanças visuais deixaram o modelo mais atraente, porém reconhecível.

Renovado, o novo Renault Duster 2021 agradou neste primeiro contato. As mudanças visuais deixaram o modelo mais atraente, porém reconhecível. O desenho evoluiu, mas manteve o conceito do modelo anterior. Após conhecer as novidades do SUV, o Garagem360 andou por quase uma hora no veículo. E ele deixou boas impressões após a rodagem.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Renault Duster 2021: ao volante

O trajeto do test drive foi feito em pistas expressas de Foz do Iguaçu (PR), um trajeto com obstáculos off-road e algumas estradinhas de terra repletas de buracos. Dessa forma, foi possível conhecer na prática o trabalho da suspensão do novo Duster. E ela agradou, sem bater batente nos cenários fora-de-estrada e sendo macia e confortável na cidade, mas sem ser molenga. Com 23,7 cm de vão livre, há altura suficiente para encarar buracos ou superar lombadas e valetas sem dificuldades.

Agora com assistência totalmente elétrica, a direção é leve e precisa. O novo volante tem boa pegada e toda a posição de dirigir mostrou-se acertada e agradável. Os bancos dianteiros são confortáveis e acomodam bem o corpo, e o espaço de toda a cabine é amplo.

Com 120 cv, o motor 1.6 entrega desempenho dentro da média do segmento. O câmbio CVT casa bem com o propulsor, oferecendo a opção de trocas manuais na alavanca. Por enquanto só haverá este motor disponível no Duster. A versão com tração nas quatro rodas também deixa de ser oferecida, ao menos neste primeiro momento.

Novos equipamentos

Assim como aconteceu com o exterior, o interior foi todo reformulado. Houve também o acréscimo de alguns itens. A central multimídia é nova, sendo a mesma que equipa o Clio europeu. Um sistema de quatro câmeras foi adicionado na versão mais cara do Duster, o que permite ao condutor ter visão da dianteira, traseira e laterais.

LEIA MAIS: Renault apresenta novo Duster: preços começam em R$ 71.790

Porsche, Ferrari e mais: saiba quanto custa dirigir essas máquinas por um dia

Porém, embora tenha recebido reforços na estrutura e os controles de tração e estabilidade em todas as versões, faltou ter mais airbags na cabine. Todos os modelos contam apenas com as bolsas frontais, obrigatórias por lei. Outro item que poderia ter sido aposentado é o tanquinho de partida a frio, que segue presente no veículo.

Mas apesar desses detalhes, a primeira impressão que o novo Duster deixa é positiva. Ele segue transmitindo robustez e sendo o mesmo carro na essência, mas evoluiu em pontos importantes. Além disso, a Renault manteve os valores do modelo anterior, o que melhora o custo-benefício do carro.

 

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Leo Alves
Escrito por

Leo Alves

Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.

ASSISTA AGORA