Amigas e rivais? Toyota usará tecnologia da BYD em seu próximo carro elétrico
Amigas e rivais? Toyota usará tecnologia da BYD em seu próximo carro elétrico. Conheça o bZ7 produzido em conjunto pelas montadoras.
A Toyota usará tecnologia da BYD em seu próximo carro elétrico. A montadora japonesa, já reconhecida por seus modelos a combustão e híbridos, juntou-se à líder em vendas de elétricos no mundo para desenvolver um novo sedan, o bZ7.
Toyota usará tecnologia da BYD em seu próximo carro elétrico
O bz7 foi exibido no Salão do Automóvel de Guangzhou deste ano como um carro conceito, mas já adianta o que vem por aí já no ano que vem.
Mas o que está por trás dessa parceria? A resposta é simples: a eletrificação do setor automotivo. Ambas as empresas reconhecem a importância de investir em tecnologias limpas e sustentáveis.
Ao unir as forças, Toyota e BYD buscam acelerar o desenvolvimento, assim como a popularização dos elétricos, tornando-os mais eficientes e acessíveis.
O primeiro fruto dessa parceria, o bz7, é um sedan elétrico com um design moderno e aerodinâmico, além de um espaço interno amplo e um sistema de propulsão de última geração.
O projeto chamado”630D”, recebeu um investimento de 1,588 bilhão de yuans (algo em torno de 1.2 bilhão de reais).
O sedan será produzido pela joint venture GAC Toyota, no entanto o motor e bateria são assinados pela BYD. Até o momento não foram divulgadas informações sobre desempenho ou autonomia.
GAC Toyota
Atualmente, a joint venture GAC Toyota já conta com um portfólio formado por dois veículos: o bZ3X e o bZ4X (vendidos como Bozhi 4X).
Já a joint venture FAW Toyota, oferece os modelos bZ3 e o bZ4X, além do bZ3C, que será lançado na China nos próximos meses.
R&D Company
Em 2020, BYD e Toyota anunciaram outra joint-venture, a R&D, com nome mercadológico de BYD TOYOTA EV TECHNOLOGY CO., LTD. (BTET). Ambas com 50% de direito sobre os produtos desenvolvidos.
Na ocasião, Hirohisa Kishi da Toyota foi definido como presidente, e Zhao Binggen da BYD será o diretor executivo (CEO).
“Com os engenheiros da BYD e da Toyota trabalhando juntos sob o mesmo teto, pretendemos desenvolver veículos elétricos a bateria que sejam superiores em desempenho e atendam às necessidades dos clientes na China, unindo os pontos fortes das duas empresas e também por meio de uma rivalidade amigável”, disse Hirohisa Kish.
O anúncio marcou o início da parceria entre as duas empresas, cujo objetivo é a condução de pesquisa e desenvolvimento de veículos elétricos a bateria (BEVs).
Leia também:
BYD prepara versão do Song que vai animar até quem não é fã da marca
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.