Alerta para motoristas: novo golpe da CNH pode render grande prejuízo
Alerta para motoristas: novo golpe da CNH pode render grande prejuízo. Veja como funciona o golpe e como fugir da ação de bandidos.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) tem alertado os motoristas sobre o novo golpe da CNH que está sendo aplicado em nome da instituição. Veja como funciona e como evitar ser mais uma vítima.
Como funciona o novo golpe da CNH?
Os criminosos estão enviando boletos falsos para pagamento de multas e comunicados falsos sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Eles enviam mensagens por e-mail, SMS, links falsos do “nada consta” da PRF ou mensagens por Whatsapp para enviar notificações falsas. Essas notificações têm dois objetivos:
1 – Boletos com o nome completo da vítima, número da CNH e valor da multa. Esses boletos são falsos e ao pagar, o dinheiro é direcionado para contas bancárias movimentadas pelos bandidos.
2 – Enviar links para roubo de dados ou solicitar as fotos dos documentos. Com essas informações, os golpistas abrem crédito, fazem empréstimos, entre outras dívidas em nome da vítima.
Rodrigo (nome fictício) quase foi vítima de um desses golpes. Ele recebeu por SMS uma mensagem de desconto para o pagamento de uma multa de trânsito no valor de R$293,47 por excesso de velocidade.
“Em novembro de 2024, recebi o SMS um link para imprimir o boleto, com desconto de 30%, que daria R$ 208,22. Eu ia pagar, mas olhei que o favorecido era uma empresa e não o Detran. Foi aí que desconfiei”, relata.
Como se proteger dos golpes?
A PRF ressalta que não envia boletos por e-mail, SMS ou Whatsapp. As notificações de multas e suspensão da CNH são feitas pelos Correios ou através do Sistema de Notificação Eletrônica SNE.
Para se proteger, siga as dicas:
- Desconfie de qualquer mensagem e não faça como o Rodrigo que já clicou no link enviado. Qualquer remetente desconhecido pode ser um potencial golpista.
- Verifique a veracidade, consultando a situação de sua CNH, possíveis multas e campanhas de desconto para quitação de débitos. Verifique os canais oficiais da PRF, Detran e Secretaria de Fazenda do seu estado.
- De modo algum pague boletos suspeitos. Além disso, há formas de identificar divergências junto à instituição financeira.
Em caso de recebimento de mensagens suspeitas, entre em contato com a PRF pelo telefone 191 ou site oficial para denunciar a tentativa de golpe. Dessa forma, é possível informar as autoridades sobre o modus operandi dos criminosos e alertar outros condutores, evitando que sejam lesados.
E você? Já recebeu alguma mensagem de golpe? Responda nos comentários!
Leia também: Conheça o golpe da busca e apreensão do veículo e não seja mais uma vítima
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.