Alerta máximo para condutores: validade da CNH agora é menor
A validade da CNH foi reduzida em 2025. Descubra os novos prazos de renovação e evite surpresas com as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro.
Um novo alerta chega para os condutores brasileiros, afinal, a validade da CNH agora é menor, conforme as regras estipuladas para o ano de 2025.
De forma mais clara, de acordo com as normas locais, os motoristas devem redobrar a atenção quanto ao prazo de renovação, e assim, evitar grandes surpresas.
Acompanhe o Garagem360 e entenda isso melhor!
É verdade que a validade da CNH agora é menor? Quanto tempo dura?
Bem, a resposta é sim! A validade da CNH agora tem prazos reduzidos conforme a faixa etária do condutor, e as mudanças já começaram a valer.
Com isso, motoristas devem ficar atentos ao novo cronograma e planejar as renovações com mais cuidado.
De forma mais clara, aqui está o que mudou:
-
Até 49 anos: a validade da CNH permanece em 10 anos.
-
De 50 a 69 anos: a validade é reduzida para 5 anos.
-
A partir de 70 anos: a validade passa a ser de 3 anos.
Essas mudanças foram definidas pela Lei nº 14.071/2020, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro.
Segundo as informações divulgadas, a principal razão para esse ajuste é garantir que motoristas de mais idade tenham a saúde avaliada com maior frequência, já que a capacidade de dirigir pode ser impactada por questões de saúde com o avanço da idade.
Se informe ainda mais: 4 motos que dispensam CNH para rodar em São Paulo
O médico pode reduzir a validade da minha CNH?
Sim, o médico perito examinador tem autoridade para reduzir o prazo de validade da sua CNH, mesmo que você se enquadre na faixa etária que permitiria o prazo máximo estipulado pela legislação.
Isso acontece porque ele deverá analisar suas condições de saúde, e a partir disso, definir qual o tempo necessário para a renovação da CNH.
Por fim, o objetivo é justamente garantir mais segurança no trânsito, confirmando que todos os condutores habilitados, de fato, tenham aptidão para dirigir.
Aproveite para conferir: Gasolina sem etanol existe, mas é proibida para carros; entenda
E aí, o que você acha disso? Comente abaixo e deixe sua opinião!