Recurso muito difundido no mercado internacional de automóveis há muitos anos, o câmbio automático vem recentemente ganhando força no Brasil com a crescente produção nacional de modelos equipados com esse tipo de transmissão. A opção dos motoristas brasileiros por esse tipo de câmbio está em alta. Segundo levantamento divulgado pela plataforma de vendas online OLX, as vendas de carros automáticos cresceram 68% no primeiro semestre de 2021.
Carros automático são os preferidos pelos brasileiros
A preferência deve-se ao conforto e demais benefícios de que pode o motorista desfrutar ao dirigir um carro equipado com essa transmissão.
4 vantagens do câmbio automático
- Aumento da segurança no trânsito – A ausência das trocas manuais permite que o motorista dedique 100% de sua atenção à condução do veículo, evitando distrações e possíveis acidentes.
- Conforto – O câmbio automático elimina o incômodo ocasionado pela troca constante de marchas. O motorista não precisa pisar no pedal de embreagem nem arrastar a alavanca, o que pouca energia e melhora a experiência de direção.
- Economia – A transmissão automática exige gastos menos frequentes com manutenção, na comparação com o câmbio manual convencional.
- Facilidade de condução na cidade – Esta talvez seja a principal vantagem . Os congestionamentos constantes nas grandes cidades acabam exigindo trocas constantes de marchas, que atrapalha condutores com pouca experiência. Esse problema é eliminado pelo câmbio automático.
As principais funções do câmbio automático
O câmbio automático pode causar confusão em proprietários iniciantes, principalmente os já acostumados com o câmbio manual, que podem não entender bem cada posição da alavanca de transmissão, geralmente representadas por letras. Confira o que indica cada uma delas.
- P – Posição de estacionamento – A função deve ser usada quando o veículo está parado e desligado, geralmente estacionado em uma vaga ou garagem.
- D – Função de direção – É a posição para conduzir o veículo normalmente, onde ocorre a troca automática das marchas durante o trajeto.
- R – Acionamento da Ré – Deve ser usada somente após o carro estar parado, e nunca em movimento.
- N – Neutro:– Função para colocar o veículo em ponto-morto.
Alguns veículos também possuem as funções com as Letras L e S, que servem para regular a potência do motor em trajetos que exigem mais força de tração ou maior velocidade.