Afinal, por que o T-Cross é o SUV mais vendido do Brasil? Revelamos

Contra números não há argumentos. Pelo menos não quando se trata de vendas. E nesse caso a Volkswagen está muito bem, obrigada. A montadora alemã conseguiu em um único ano ganhar o título de hatch e SUV mais vendido do ano. No caso desse último o mérito é todo dele, o Volkswagen T-Cross. 

Volkswagen T-Cross Highline 2024
Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Volkswagen T-Cross Highline é tudo isso mesmo?

Afinal, o que um SUV precisa para se tornar o modelo mais vendido do mercado brasileiro? Entre os itens considerados obrigatórios podemos destacar motorização eficiente, espaço, desing arrojado, bom nível de conforto, tecnologia e segurança embaracada, correto?

Mas será que a versão topo de linha do SUV alemão entrega tudo isso? Confira!

Vamos aos fatos, de janeiro a outubro desse ano foram mais de 58 mil unidades emplacadas do SUV, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. Esse número ultrapassa rivais como Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Honda HR-V e até SUVs médios, como o Jeep Compass e o Hyundai Creta. 

No caso da versão testada pela reportagem, a topo de linha, Highline, o preço para você ter uma unidde dessas na garagem é de R$ 174.690. Será que vale?

Motorização 

Embaixo do capô o Volkswagen T-Cross em sua versão topo de linha conta com o motor 250 TSI, ou seja, 1.4 turbo, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgf,m de torque independente do combustível.

Associado a ele está a transmissão automática de seis marchas. Juntos, eles fazem o carro ter uma velocidade máxima de 204 km/h (E) / 202 Km/h (G). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 s (E) / 8,8 s (G).

No que diz respeito ao consumo de combustível, o SUV faz no centro urbano 8,2 km/l (A) e 11,8 km/l (G). Já no perímetro rodoviário esse consumo fica melhor, sendo de 10 km/l (A) e 14,2 km/l (G.

Para deixar a condução dinâmica, o modelo também conta com a opção de trocas de marchas de modo manual, seja através do câmbio, ou das aletas atrás do volante. O modo Sport também está presente.

Volkswagen T-Cross Highline 2024
Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Ainda nesse tópico, o motorista ainda terá o auxílio de assistentes como: 

Controle adaptativo de velocidade e distância 


“AEB”- Frenagem autônoma de emergência 

Controle eletrônico de estabilidade (ESC ), Controle de tração (ASR), bloqueio do diferencial (EDS) 

Câmera para auxílio em manobras em marcha a ré 

Direção elétrica 

Função ECO 

HHC (Hill Hold Control) – Assistente para partida em subidas 

Regulagem do facho do farol 

Seleção do perfil de condução 

Sensor de chuva 

Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros 

Sistema “Start & Stop” 

Sistema de controle da perda de pressão de pneus e de frenagem automática pós-colisão 

Espaço

No quesito espaço o SUV é confortável e garante uma viagem tranquila para cinco ocupantes. Porém, três adultos na segunda fileira pode ser um pouco demais, já que o banco central tem elevação. Tudo fica ainda mais realçado com o duto central bem elevado.

Em termos técnicos o carro tem:

  • Comprimento: 4.199 mm
  • Distância entre eixos: 2.651 mm
  • Largura: 1.760 mm
  • Largura com Espelho: 1977 mm
  • Altura: 1.575 mm

Mas e o porta-malas? Nesse caso são 373 litros de capacidade volumétrica, dado que coloca o SUV bem na média dos SUVs compactos. 

Volkswagen T-Cross Highline 2024
Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Design

No quesito desing o carro não desaponta. As linhas não geral robustez, mas sim muito dinâmismo ao modelo. Além disso, é perceptível o DNA da marca em cada detalhe.

A grade frontal envolve os faróis, que por sinal contam com tecnologia adaptavida e também possuem DRL integrados. 

A parte inferior do para-choque frontal é em plástico preto, mas não chega a diminuir a qualidade do SUV. 

Nessa versão as rodas são de liga leve de 17″ com acabamento em duas cores. Os retrovisores também são na cor da carroceira e possuem repetidor de seta integrado.

Volkswagen T-Cross Highline 2024
Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Ainda na lateral é possível localizar o emblema que faz alusão à versão topo de linha, algo que ajuda a deixar a parte traseira mais limpa.

Por lá, o destaque é da lanterna que gera a sensação de peça única, já que as duas inidades são interligadas por uma faixa que passa pela tampa do porta-malas e já se tornou DNA do SUV.

Demais detalhes como o rack de teto e o spoiler acima da tampa do porta-malas ajudam a dar a sensação de esportividade. 

 

Tecnolgia embarcada

Em termos de tecnolgia o destaque vai para a VW Play, de 10,2″ que tem pareamento sem via com smartphone, tanto para Android Auto, quanto para Apple CarPlay. Inclusive, essa conexão é feita de forma muito fácil e intuitiva.

Você também pode dispensar o fio para fazer o carregamento do seu smartphone, já que a versão Highline do Volkswagen T-Cross também conta com carregamento por indução. 

Outro ponto alto é o painel de instrumentos 100% digital, de 12,3″, de ótima visibilidade. O ar-condicionado é digital, porém, não tem a função duas zonas. No entanto, conta com saída para a segunda fileira de bancos. 

Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)
Volkswagen T-Cross Highline 2024 (Foto: Nicole Santana / Garagem360)

 

Por fim, todo ajuste do motorista, seja banco ou volante é feito de forma manual. O condutor tem a opção de regular altura e profundidade do volante, bem como do banco. Esse último também conta com regulagem do encosto das costas e de lombar. 

E aí, depois de tudo isso você acha que o SUV tem os atributos suficentes para ser o SUV mais vendido do país? Enquanto nossa avaliação em vídeo do modelo ainda não sai, aproveite e confira:

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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