Contra números não há argumentos. Pelo menos não quando se trata de vendas. E nesse caso a Volkswagen está muito bem, obrigada. A montadora alemã conseguiu em um único ano ganhar o título de hatch e SUV mais vendido do ano. No caso desse último o mérito é todo dele, o Volkswagen T-Cross.
Volkswagen T-Cross Highline é tudo isso mesmo?
Afinal, o que um SUV precisa para se tornar o modelo mais vendido do mercado brasileiro? Entre os itens considerados obrigatórios podemos destacar motorização eficiente, espaço, desing arrojado, bom nível de conforto, tecnologia e segurança embaracada, correto?
Mas será que a versão topo de linha do SUV alemão entrega tudo isso? Confira!
Vamos aos fatos, de janeiro a outubro desse ano foram mais de 58 mil unidades emplacadas do SUV, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a Fenabrave. Esse número ultrapassa rivais como Chevrolet Tracker, Nissan Kicks, Honda HR-V e até SUVs médios, como o Jeep Compass e o Hyundai Creta.
No caso da versão testada pela reportagem, a topo de linha, Highline, o preço para você ter uma unidde dessas na garagem é de R$ 174.690. Será que vale?
Motorização
Embaixo do capô o Volkswagen T-Cross em sua versão topo de linha conta com o motor 250 TSI, ou seja, 1.4 turbo, que rende 150 cv de potência e 25,5 kgf,m de torque independente do combustível.
Associado a ele está a transmissão automática de seis marchas. Juntos, eles fazem o carro ter uma velocidade máxima de 204 km/h (E) / 202 Km/h (G). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,6 s (E) / 8,8 s (G).
No que diz respeito ao consumo de combustível, o SUV faz no centro urbano 8,2 km/l (A) e 11,8 km/l (G). Já no perímetro rodoviário esse consumo fica melhor, sendo de 10 km/l (A) e 14,2 km/l (G.
Para deixar a condução dinâmica, o modelo também conta com a opção de trocas de marchas de modo manual, seja através do câmbio, ou das aletas atrás do volante. O modo Sport também está presente.
Ainda nesse tópico, o motorista ainda terá o auxílio de assistentes como:
Controle adaptativo de velocidade e distância
Espaço
No quesito espaço o SUV é confortável e garante uma viagem tranquila para cinco ocupantes. Porém, três adultos na segunda fileira pode ser um pouco demais, já que o banco central tem elevação. Tudo fica ainda mais realçado com o duto central bem elevado.
Em termos técnicos o carro tem:
- Comprimento: 4.199 mm
- Distância entre eixos: 2.651 mm
- Largura: 1.760 mm
- Largura com Espelho: 1977 mm
- Altura: 1.575 mm
Mas e o porta-malas? Nesse caso são 373 litros de capacidade volumétrica, dado que coloca o SUV bem na média dos SUVs compactos.
Design
No quesito desing o carro não desaponta. As linhas não geral robustez, mas sim muito dinâmismo ao modelo. Além disso, é perceptível o DNA da marca em cada detalhe.
A grade frontal envolve os faróis, que por sinal contam com tecnologia adaptavida e também possuem DRL integrados.
A parte inferior do para-choque frontal é em plástico preto, mas não chega a diminuir a qualidade do SUV.
Nessa versão as rodas são de liga leve de 17″ com acabamento em duas cores. Os retrovisores também são na cor da carroceira e possuem repetidor de seta integrado.
Ainda na lateral é possível localizar o emblema que faz alusão à versão topo de linha, algo que ajuda a deixar a parte traseira mais limpa.
Por lá, o destaque é da lanterna que gera a sensação de peça única, já que as duas inidades são interligadas por uma faixa que passa pela tampa do porta-malas e já se tornou DNA do SUV.
Demais detalhes como o rack de teto e o spoiler acima da tampa do porta-malas ajudam a dar a sensação de esportividade.
Tecnolgia embarcada
Em termos de tecnolgia o destaque vai para a VW Play, de 10,2″ que tem pareamento sem via com smartphone, tanto para Android Auto, quanto para Apple CarPlay. Inclusive, essa conexão é feita de forma muito fácil e intuitiva.
Você também pode dispensar o fio para fazer o carregamento do seu smartphone, já que a versão Highline do Volkswagen T-Cross também conta com carregamento por indução.
Outro ponto alto é o painel de instrumentos 100% digital, de 12,3″, de ótima visibilidade. O ar-condicionado é digital, porém, não tem a função duas zonas. No entanto, conta com saída para a segunda fileira de bancos.
Por fim, todo ajuste do motorista, seja banco ou volante é feito de forma manual. O condutor tem a opção de regular altura e profundidade do volante, bem como do banco. Esse último também conta com regulagem do encosto das costas e de lombar.
E aí, depois de tudo isso você acha que o SUV tem os atributos suficentes para ser o SUV mais vendido do país? Enquanto nossa avaliação em vídeo do modelo ainda não sai, aproveite e confira: