Mais do que uma empresa que oferece produtos, a Apple quer ir além e fazer parte de um universo completamente conectado e compartilhado. Apostar no mercado de carros elétricos é apenas um novo meio para oferecer novas soluções e fidelizar o cliente que já possui confiabilidade na marca.
Apple no mercado de carros elétricos: não é um tiro no escuro, é uma jogada de mestre
Quando o assunto é empresa de tecnologia e conectividade, sem dúvidas a Apple é uma das gigantes do setor. Conhecida por desenvolver produtos de qualidade e de inovação, a marca já é mais do que consolidada em seu meio.
No entanto, o olhar da empresa da maçã visa um futuro conectado, onde os dados dos usuários podem ser compartilhados através de diversas interfaces simultâneas – com a intenção de oferecer um estilo de vida mais prático, seguro e, claro, tecnológico.
VEJA TAMBÉM
Para isso, a Apple investe em mercados antes inexplorados por ela, como o automotivo. Porém, para isso há um amplo estudo e pensamento estratégico por trás.
Além de diversificar e aumentar a capacidade de reter os consumidores que estão em busca de novos produtos – nesse caso elétricos e cada vez mais autônomos – a intenção é criar uma cadeia onde todos os produtos podem receber o selo da empresa.
Ou seja, desenvolver um carro elétrico apenas tem a missão de ampliar o leque de equipamentos já ofertados e que juntos formam uma cadeia de compartilhamento de dados e serviços, como os iPhones, MacBooks, Apple Watch.
Na contramão dos concorrentes
Diferente das outras marcas do setor que cada vez mais investem em tecnologias voltadas ao metarverso, a Apple visa explorar um mercado que já possui outros grandes nomes no segmento, como a Tesla de Elon Musk, e claro, as montadoras tradicionais – que também estão da corrida por desenvolver novos produtos que condizem com a realidade do futuro.
Porém, diferente delas que pretendem entregar apenas mais um carro, mesmo que dotado das mais diversas tecnologias embarcadas para auxílio de condução, conforto e conectividade, a marca da maçã aposta no diferencial de conseguir proporcionar aos consumidores todo um universo conectado à parte.
Como fez anteriormente inovando a cada novo produto e serviço. A introdução no mercado de streaming, por exemplo.
O carro da Apple é um projeto de 2014
A empresa já possui planos acelerados rumo ao mercado automotivo. Desde 2014 a empresa já possui um projeto em desenvolvimento. Atualmente o carro 100% autônomo e elétrico deve ser lançado em 2025.
Ou seja, o carro será considerado Nível 5 dos padrões SAE, a Sociedade de Engenheiros Automotivos, onde não há necessidade de intervenção humana para a condução.
Claro que por se tratar de um carro da gigante tecnológica, espera-se um nível elevado de conectividade, como por exemplo, o fato de abrir e ligar o veículo com o iPhone.