Apple Car: projeto promete carros autônomos sem volante e pedais

Titan é o projeto de carros autônomos da Apple
Titan é o projeto de carros autônomos da Apple (Foto: Reprodução / Uol)

2025 é o ano escolhido pela Apple para apresentar o Titan. Trata-se de um projeto de um veículo 100% autônomo que dispensa itens essenciais em um veículo atual, como volante e pedais. Com ele, a marca pretende revolucionar o mercado de carros autônomos. Confira os detalhes!

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Titan é o projeto de carros autônomos da Apple
Titan é o projeto de carros autônomos da Apple (Foto: Reprodução / CarsUK) –

Apple investe no segmento de carros autônomos e apresentará o Titan em 2025

O projeto da marca de tecnologia Apple já tem data para ser apresentado: 2025. O Titan, um veículo com nível 5 de autonomia, o qual o modelo dispensa o uso de volante ou pedais, conforme informou o portal Bloomberg.

Não é de hoje que a marca investe no segmento automotivo. A mesma tem em sua lista de projetos modelos com outros níveis de autonomia. Porém, o nível 5, é o grande objetivo da marca. Algo que fará com que a Apple brigue de igual para igual com outros nomes de peso no segmento, como a Tesla de Elon Musk e a Waymo.

VEJA TAMBÉM

Desenvolvimento em estágios avançados

O projeto Titan ganha forma rapidamente e caminha ao propósito da marca. Como curiosidade, o chip usado no veículo totalmente elétrico e autônomo da Apple não está sendo produzido pelo time de carros da marca da maçã, mas sim pelo grupo de desenvolvedores que trabalham nos processadores dos produtos mais famosos da Apple. Ou seja, o iPhone, iPod e o Mac.

O sistema que está sendo desenvolvido conta com processadores que atuam de forma conjunta com os sensores e radares dispostos ao redor do veículos através de inteligência artificial.

Titan é o projeto de carros autônomos da Apple
Modelo será apresentado em 2025 (Foto: Reprodução) – Apple Car carros autônomos

Testes relacionados ao projeto Titan serão iniciados em breve

Ainda não há relatos de testes com o sistema automotivo. No entanto, não deve demorar muito para que a marca coloque em prática os resultados obtidos em laboratório. Atualmente, a Apple conta com uma frota de 69 carros da Lexus para que os estudos e aplicações dos produtos sejam colocados à prova.

Para que tudo ocorra como a marca de tecnologia quer, a mesma agregou ao seu time de funcionários, engenheiros especializados e que já possuem passagem por outras montadoras, como a Mercedes-Benz, Ford, Volkswagen, e claro, da Tesla.

Há relatos de que a Apple investe no projeto desde 2015, ou seja, há seis anos. Além disso, o time de colaboradores recrutados para atuar de forma direta ao projeto é composto por cerca de cinco mil pessoas.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Titan é o projeto de carros autônomos da Apple
Veículo dispensará o uso de volante e pedais (Foto: Reprodução) – Apple Car carros autônomos

Tecnologias de entretenimento elevadas a outro nível nos carros autônomos 

É certo que a ideia de ter um carro sem volante pareça bem interessante. No entanto, a decisão de tirar ou não o item ainda está em discussão. Já que, com a introdução do mesmo, pode ser essencial para o caso de interferência humana em possíveis emergências que possam acontecer.

Além disso, o que já é certo, é que o carro também integrará muitos sistemas tecnológicos de segurança, condução e claro, entretenimento. Entre essas introduções, está a possibilidade de haver uma tela para cada passageiro.

É importante ressaltar que, os carros autônomos, sejam o da Apple ou de outras marcas possuem como objetivo alinhar um condução mais segura através da conexão entre os veículos, bem como elevar o nível de conforto e conveniência, transformando o habitáculo do veículo em uma extensão da sala de estar, ou até mesmo, em uma nova opção de lazer.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar