Adrenalina e velocidade: mas qual a real diferença entre a F1 e a FE? Nós explicamos
A Fórmula 1 e e a Fórmula E são categorias distintas do automobilismo mundial. Mas quais as principais diferenças entre a F1 e a FE?
Os apaixonados por automobilismo possuem várias opções de entretenimento. Duas delas são a Fórmula 1 e a Fórmula E. Mas você sabe quais as principais diferenças entre a F1 e a FE? Confira a seguir:
Fórmula 1 e Fórmula E: categorias distintas do automobilismo mundial
De um lado temos a maior categoria do automobilismo mundial, a consagrada F1. De outro, tem a Fórmula E, competição com motorização 100% elétrica. As duas são organizadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
A Fórmula 1 teve sua temporada inaugural em 1950. Lá se vão 73 anos que fizeram da categoria a maior do automobilismo mundial. Em 2023, a F1 terá a terceira etapa da temporada 2023 disputada neste final de semana.
Enquanto isso, a Fórmula E é uma categoria mais recente. Com seus carros 100% movidos a eletricidade, a categoria começou no biênio de 2014/2015. Nesta temporada aconteceram seis etapas e ainda terá mais 10 disputas para conhecer o campeão.
Principais diferenças entre F1 e FE
Apesar de ter modelos de carros parecidos, as diferenças entre a F1 e FE começam nos motores.
Como dito, a Fórmula E tem seus carros movidos totalmente com eletricidade, sendo menos poluentes ao meio ambiente. A categoria foi criada com o objetivo de espalhar a ideia de carbono zero.
Além disso, a FE nasceu com o propósito de servir como testes para as montadoras desenvolverem tecnologias de mobilidade elétrica para utilizar em veículos disponíveis ao público em geral.
Já a F1, tem os veículos com sistema turbo-híbrido, com o motor de combustão interna aliado a energia elétrica. Neste caso é utilizado a energia cinética para auxiliar o propulsor a combustão, aumentando a performance e diminuindo a produção de carbono.
Um aspecto importante que diferencia as duas categorias é o ronco do motor. Enquanto, a F1 possui um som característico, o propulsor da FE é mais silencioso e faz menos barulho.
As regras para as equipes também são bem diferentes. Na F1, as montadoras podem ter diferentes fornecedores de motor e possuem maior liberdade nos desenvolvimentos dos carros.
Enquanto na FE, as equipes possuem regras bem definidas, como por exemplo, os times ter o mesmo chassi e unidades de potência.
Isso acontece para não ter carros muito superiores a outros e, consequentemente, a competividade aumentar, o que deixa as corridas mais equilibradas.
As equipes da Fórmula E podem trabalhar apenas no design, em alguns elementos do motor elétrico, no inversor da bateria, que transfere energia para o propulsor e gera movimento nas rodas, e no câmbio.
Além disso, para os pilotos a forma da condução também é diferente entre as categorias. Nas corridas da FE é preciso guiar o carro de uma forma que economize energia suficiente para ataques e defesas de posição. Enquanto na F1, isso não é relevante.
Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.