Adeus, trânsito? Projeto quer criar pista exclusiva para PCD em carros elétricos
Uma nova lei propõe liberar a pista exclusiva para PCD em carros elétricos. Entenda como vai funcionar a regra e quem terá direito.
Uma nova pista exclusiva para PCD pode se tornar realidade para motoristas de carros elétricos no Distrito Federal, facilitando muito a locomoção diária. Um projeto de lei quer liberar o uso das faixas de ônibus para veículos elétricos que transportam pessoas com deficiência. Acompanhe o Garagem360 e entenda!
Como vai funcionar a pista exclusiva para PCD?
Vamos lá, a proposta, apresentada pelo deputado Robério Negreiros (PSD), permite que carros, motos e outros veículos 100% elétricos que transportem uma pessoa com deficiência (PCD) possam trafegar nos corredores exclusivos do transporte público. O objetivo é duplo: promover a inclusão social e incentivar o uso de veículos que não poluem o meio ambiente.
A medida busca dar mais autonomia e independência para essas pessoas. Conforme o texto do Projeto de Lei nº 1900/2025, a mudança pode reduzir o tempo de deslocamento e oferecer mais segurança no trânsito, já que muitos dependem de um carro para se locomover.
Quais os benefícios dessa nova regra de trânsito?
Se aprovada, a proposta trará vantagens significativas. Para a pessoa com deficiência, significa um acesso mais rápido e fácil a compromissos importantes, como consultas médicas, trabalho e atividades sociais. Isso representa um grande avanço na inclusão e na qualidade de vida.
Além disso, a lei serve como um estímulo para a compra de veículos elétricos. Ao oferecer um benefício prático como o uso da faixa exclusiva, o projeto incentiva a troca de carros a combustão por modelos mais sustentáveis, ajudando a diminuir a poluição do ar e sonora nas cidades.
Regras para usar a faixa exclusiva
Para ter direito ao benefício, não bastará apenas ter um carro elétrico. Será preciso comprovar que o veículo está transportando uma pessoa com deficiência. A princípio, a fiscalização poderá solicitar alguns documentos para confirmar a condição.
A identificação correta será fundamental para evitar multas. Veja como ela poderá ser feita:
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Uso da credencial oficial emitida pelo órgão de trânsito;
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Afixação do símbolo internacional de acesso no painel do veículo;
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Apresentação de um documento que comprove a deficiência do passageiro ou condutor.
Quem usar a faixa de forma indevida estará sujeito às penalidades do Código de Trânsito Brasileiro.
O projeto já virou lei?
Ainda não. O projeto de lei precisa passar por uma análise em quatro comissões diferentes na Câmara Legislativa do Distrito Federal antes de ser votado por todos os deputados distritais. Portanto, a regra ainda não está valendo.
Essa proposta une inclusão com sustentabilidade, mostrando um caminho importante para a mobilidade urbana do futuro.
E você, o que acha da ideia? Comente aqui embaixo sua opinião!
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.