Adeus, rampa! Exame de moto no Detran-PR fica mais fácil; entenda a mudança
O exame prático de moto no Detran-PR não terá mais a rampa. Medida visa padronizar a prova e reduzir riscos na CNH A. Veja o que muda
Boa notícia para quem mora no Paraná! O exame prático de moto no Detran-PR vai mudar e deve ficar mais fácil para os candidatos. A temida rampa de equilíbrio será retirada das pistas de avaliação para a CNH categoria “A”. Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes da mudança!
Por que o exame prático de moto no Detran-PR vai mudar?
A alteração é oficial. Recentemente, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) publicou a Portaria 835/2025, que determina o fim do uso desse obstáculo. A medida começou a valer no dia 08 de outubro. As Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado ganharam um prazo. Elas têm 90 dias para adaptar as pistas de prova.

O objetivo é ajustar o trajeto para que a rampa não seja mais usada durante a avaliação dos futuros motociclistas. Boa notícia, né?
Fim da rampa busca padronizar prova e diminuir riscos
A decisão foi tomada após várias análises técnicas do Detran-PR. A princípio, a mudança busca atualizar a infraestrutura dos testes no estado. Além disso, ela coloca o Paraná em conformidade com a Resolução Contran nº 789/2020, que regula os processos de habilitação.
Santin Roveda, presidente do Detran-PR, afirmou que a medida alinha o estado às práticas nacionais. “Essa adequação está alinhada às melhores práticas nacionais e internacionais“, disse. Ele também destacou que a mudança reduz os riscos de incidentes durante o exame.
Segundo Roveda, quase todas as unidades do Detran no Paraná já estão aplicando a nova regra, mesmo antes do fim do prazo.
Como fica a avaliação da CNH “A” agora?
Contudo, a retirada da rampa não significa que a prova ficará incompleta. O Detran-PR garante que a habilidade de partida em subida e descida continuará sendo treinada. Isso será feito de forma segura dentro dos Centros de Formação de Condutores (CFCs).
Larson Orlando, chefe de Habilitação do Detran-PR, explicou a decisão. “Segundo análises técnicas, os outros obstáculos da pista são suficientes para avaliar o candidato quanto à sua capacidade de pilotagem“, afirmou.
O que ainda é avaliado no teste de moto?
Mesmo sem a rampa, o candidato precisa mostrar total domínio da motocicleta. A avaliação ainda reprova quem comete erros em manobras essenciais. Veja só:
- Zigue-zague (slalom) entre os cones;
- Equilíbrio na prancha de oito metros;
- Trajeto correto no “oito” sem queimar faixas;
- Uso correto dos freios e sinalização (setas);
- Parada e arranque sem desligar o motor.
Candidatos aprovam a mudança: “Mais segurança”
E claro, a novidade foi bem recebida pelos alunos. Só em setembro, o Detran-PR realizou 12.229 exames práticos de moto. Giovana Vincensi, que foi aprovada na quarta-feira (22) em Curitiba, comemorou.
“Já vi gente cair da moto nesse momento da prova, então acho que foi uma decisão importante, pensando no bem dos alunos“, disse a estudante.
Fernando Dimas Freitas dos Santos também passou no teste. Ele acredita que a mudança ajuda a controlar o nervosismo. “Sabendo que não teria o obstáculo da rampa eu fui mais seguro. […] Tem pessoas que são mais nervosas, então elas vão poder ficar mais tranquilas para o exame“, comentou.
Conte para a gente: o que você achou dessa mudança? A retirada da rampa realmente deixa a prova mais justa ou facilita demais?
Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.