Adeus, calor! 5 dicas para usar o ar-condicionado do carro economizando combustível

Se o calor chegou por aí, melhor ligar o ar-condicionado. Veja 5 dicas para usar o ar-condicionado do carro economizando combustível.

Você sabe usar o ar-condicionado do carro economizando combustível? Gasolina alta e calor não vão te fazer ficar sem o ar ligado e nós vamos te mostrar como. Veja os cuidados de uso e conservação!

Como usar o ar-condicionado do carro economizando combustível?

1. Manutenção em dias

O ar-condicionado é um item que usamos com frequência, daí a necessidade da manutenção em dias. A troca do filtro de ar deve ser feita a cada seis meses, assim como a limpeza da cabine. Só aí você ganha com qualidade e o aparelho funciona bem, sem gastar mais combustível. 

2. Troque o ar antes de ligar o ar-condicionado

Em dias de calor, principalmente quando o carro está estacionado sob o sol, abra as janelas por alguns minutos para que o ar quente saia e seja substituído por um ar fresco. Só então ligue o ar-condicionado. 

3. Resfrie o painel

O passo seguinte é fechar as saídas do painel e direcionar o fluxo de ar para elas com o ar-condicionado no mínimo. Isso vai resfriar primeiro o painel, assim o ar não sai quente. 

Depois, você aumenta o nível do ar-condicionado para o nível 2 e se for necessário para o nível 3 ou 4. Após a temperatura interna ficar agradável, retorne para o nível 2 ou 1. 

Você não precisa estar sempre com a temperatura mínima. O ideal é ajustar para um nível confortável e usar a ventilação para direcionar o ar para onde você precisa. 

Resfriar o painel primeiro ajuda a usar o ar economizando combustível - Foto:  Freepik
Resfriar o painel primeiro ajuda a usar o ar economizando combustível – Foto:  Freepik

 

4. Use o circulador com inteligência. 

Também ajuda se você ligar o circulador de ar. Como o nome sugere, o ar frio vai circular dentro carro sem que o ar quente do exterior entre. Após algum tempo desligue o circulador para que o ar seja renovado. 

5. Viaje com os vidros fechados e o ar ligado

Quando pegar a estrada, faça o passo a passo acima, evitando viajar com os vidros abaixados. 

Isso porque acima de 70 km/h, o vento vai influenciar na aerodinâmica do veículo, assim como no conforto dos passageiros. Ou seja, você pode até gastar mais combustível em comparação aos vidros fechados e o ar ligado

Considere instalar insulfilm. 

Insulfilm de boa qualidade vai evitar que o carro superaqueça, assim o ar-condicionado não precisa trabalhar tanto, o que significa menos gasto de energia e de combustível. No final, a economia vai compensar a instalação.

Eai, curtiu as dicas? Responda nos comentários!

Leia também: ar-condicionado do carro ligado consome até 3 km/l de gasolina segundo especialistas

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA