Acessórios INDISPENSÁVEIS para uma viagem de carro

Novembro tem dois feriados nacionais: Finados (2) e Proclamação da República (15), além do Dia do Evangélico (30), em alguns estados. Com tanto tempo para descansar, alguns itens não podem ser esquecidos em uma viagem de carro.

Uma viagem de carro só é segura com os itens obrigatórios - Foto: Freepik
Uma viagem de carro só é segura com os itens obrigatórios – Foto: Freepik

O que não pode faltar em uma viagem de carro

O gerente de pós-vendas da Ford Slaviero de Curitiba, Renato Sliva, explica que existem acessórios para reforçar a segurança dos ocupantes, outros veículos e pedestres.

“O conhecimento sobre esses acessórios automobilísticos é importante não apenas para garantir a segurança dos ocupantes, mas também para evitar penalidades. A falta ou mau funcionamento desses itens pode resultar em multas.”

Renato cita o Programa Rota 2030, que prevê a evolução técnica, a partir do desenvolvimento tecnológico e melhorias na qualidade dos automóveis.

Veja as adequações previstas:

  • padrão internacional para fixação de cadeirinhas infantis (Isofix);
  • cinto de três pontos e encosto de cabeça no banco traseiro central;
  • controle de estabilidade;
  • luzes diurnas automáticas;
  • proteção contra impactos frontais em utilitários;
  • câmera de ré ou sensor de aviso sonoro;
  • proteção de impacto ao pedestre;
  • proteção de impacto lateral contra poste.

A maioria já são conhecidos e exigidos pelo CONTRAN.

“Alguns itens são obrigatórios por razões óbvias, mas é preciso ficar atento em itens que podem parecer supérfluos, como os encostos de cabeça, que impedem que a cabeça do motorista, e dos passageiros, seja jogada para trás em caso de acidentes, reduzindo o risco de lesões no pescoço”. 

Os espelhos também são itens de segurança obrigatórios, pois oferecem uma ampla visão da via, permitindo manobras prudentes e seguras”, explica o gerente.

Ferramentas de segurança obrigatórias

São obrigatórios:

  • Triângulo: serve para sinalizar sobre um veículo parado na via.
  • Chave de roda: serve para trocar o pneu. Tem formato de “cruz” ou “L”.
  • Macaco automotivo: serve para erguer o veículo. Use sempre o recomendado para o modelo.
  • Estepe: é o pneu que substitui algum, que por ventura venha a furar ou sofrer outro dano. Verifique sempre a calibragem.
O macaco, assim como o estepe e triângulo, é um item obrigatório - Foto: Divulgação
Macaco, assim como estepe e triângulo, são itens obrigatórios – Foto: Garagem 360

Manutenção em dias garante maior segurança

Antes de pegar a estrada, é fundamental verificar não só a eficácia dos itens obrigatórios e de segurança, mas também fazer a manutenção do veículo. 

Renato reforça que existem outros aspectos que merecem atenção ao viajar com a família, sobretudo a parte mecânica do veículo.

“Durante a revisão, são verificadas a conservação e o funcionamento de todos os componentes e sistemas, sejam mecânicos ou elétricos. Se forem identificadas falhas ou problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável realizará a substituição preventiva de algumas peças”, ressalta. 

Por fim, ele aconselha a investir em revisões programadas, assim você pode evitar surpresas e custos mais altos do que uma simples manutenção corretiva. No mais, boa viagem!

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de viagens rápidas, mas sonho em viajar em um cosmic car para o espaço sideral.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar