Acelerando para o B25: Petrobras e o desafio de qualidade e preço do Biodiesel no Brasil

Petrobras afirma estar pronta para elevar a mistura de biodiesel no diesel para $25%$. Entenda o debate sobre o alto custo do biodiesel (quase 98% de aumento) e os riscos para a frota antiga de caminhões no Brasil.

A transição energética e a busca por combustíveis mais limpos continuam no centro do debate brasileiro. Recentemente, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, garantiu a capacidade da estatal em lidar com um aumento futuro na mistura de biodiesel, afirmando que a empresa está “preparada para atingir, futuramente, o nível de 25% na mistura do biodiesel no diesel” e pode fornecer um produto final “estável, perfeito em termos de estrutura”.

Petrobras e o desafio de qualidade e preço do Biodiesel no Brasil

A declaração foi dada no Fórum de Debates da Confederação Nacional de Transportes (CNT) em Brasília, reforçando o compromisso com a elevação do percentual obrigatório, que já está em 15% desde agosto de 2025, por decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE).

Embora a sustentabilidade seja a meta, o preço da transição gera preocupação, especialmente para o setor de transportes. Dados levantados pela empresa de tecnologia Gasola by nstech mostram um desequilíbrio no custo dos combustíveis:

  • Diesel Comum: Aumento de cerca de 57% entre 2020 e 2025 (aproximadamente R$ 2,19 por litro).

  • Biodiesel: Disparada de quase 98% no mesmo período.

Petrobras e o desafio de qualidade e preço do Biodiesel no Brasil - Foto: Getty Images
Petrobras e o desafio de qualidade e preço do Biodiesel no Brasil – Foto: Getty Images

 

Vitor Sabag, especialista em combustível da Gasola, explica que o biodiesel, por ter um custo de produção superior ao diesel de petróleo, impacta diretamente o valor final na bomba à medida que sua proporção na mistura obrigatória cresce.

“A transição para combustíveis mais sustentáveis é importante, mas precisa vir acompanhada de planejamento, previsibilidade e diálogo com o setor, para que os custos não fiquem desproporcionais e não afetem a competitividade do transporte rodoviário de cargas,” alerta Sabag.

A Volatilidade da Soja e a Frota Antiga

Um dos principais desafios de custo reside na matéria-prima: a maior parte do biodiesel nacional ainda depende do óleo de soja, que é vulnerável à volatilidade do mercado agrícola. O aumento gradual do B15 para o B25 (25% de mistura) naturalmente eleva a demanda por soja, pressionando os preços.

Além do custo, há a questão técnica da Frota Rodoviária de Cargas (TRC). O modal, responsável por 70% do transporte de mercadorias no Brasil (dados da CNT), possui uma frota com idade média de 18 anos. Sabag levanta uma questão crucial:

“Muitos desses caminhões talvez não estejam preparados para trabalhar com percentuais elevados de biodiesel, o que levanta preocupações técnicas e de custo.”

Foto: Reprodução

O Caminho da Solução: Aprender com a Europa

Apesar dos obstáculos, o especialista da Gasola reconhece a importância do biodiesel, visto que o Brasil é um dos maiores produtores mundiais e possui know-how e infraestrutura em desenvolvimento.

Contudo, para garantir que o aumento da mistura não afete a competitividade e a logística, o Brasil deve olhar para modelos internacionais, como o europeu. A Europa não foca apenas em aumentar o biocombustível; ela adota uma abordagem mais ampla, combinando:

  • Biocombustíveis avançados.

  • Combustíveis sintéticos e elétricos.

  • Políticas que consideram o motor, a idade da frota e o tipo de uso (urbano ou rodoviário).

A conclusão é que o biodiesel pode ser uma peça fundamental na matriz energética brasileira, mas deve ser parte de um conjunto de soluções (incluindo eletrificação e outros renováveis), garantindo que sua produção seja competitiva e que a frota nacional tenha suporte técnico e político para se adaptar aos novos padrões.

O B25 vai encarecer o frete no Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!

Leia aqui: Fim da espera: VW bate o martelo e Udara entra em produção em janeiro

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.