ABVE lançará projeto de mobilidade urbana no Salão de Veículos Elétricos

No 12º Salão Latino Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias, a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) apresentará o Projeto Zona MUV – Mobilidade Urbana Verde, um novo conceito de mobilidade urbana para as cidades brasileiras. O evento será realizado em setembro, entre os dias 1 e 3, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

De acordo com a entidade, a ideia é incentivar todas as formas de mobilidade de baixo impacto ao meio ambiente – baixa emissão de poluentes e de ruído – o que inclui desde o ato de caminhar até todos os meios de transporte híbridos e elétricos, incluindo caminhões, ônibus, veículos de transporte de carga e de pessoas, bicicletas, scooters, motocicletas, triciclos e as suas modalidades de uso (táxi, carona e compartilhamento).

Folder divulgado pela ABVE sobre o Projeto Zona MUV |Foto: Divulgação
Folder da ABVE sobre o Projeto Zona MUV |Foto: Divulgação

Os principais objetivos deste projeto são melhorar a qualidade de vida das pessoas, auxiliar os governos a encontrar novas soluções para a mobilidade urbana, criar demanda, trabalhar a oferta de soluções em políticas públicas de mobilidade e, sobretudo, estimular a indústria da mobilidade elétrica no Brasil, ao gerar emprego e renda.

Ricardo Guggisberg, presidente da ABVE, diz que estudos preliminares de mobilidade de baixa emissão indicam que mais de 220 cidades em 14 países contam com zonas verdes. “Exemplos que se mostraram viáveis são os de Londres (Inglaterra), com bicicletas compartidas, pedágios urbanos para motores de combustão interna, ônibus híbridos; de Barcelona (Espanha), Berlim, Frankfurt e Munique (Alemanha) e Paris (França)”, argumenta.

Para ele, os incentivos governamentais foram determinantes na evolução da eletromobilidade. Atualmente, este incentivos no Brasil são restritos aos táxis elétricos e híbridos nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, redução (veículos híbridos) e isenção (elétricos puros) do imposto de importação, além da isenção ou redução de Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em algumas cidades.

“Por esse motivo, os MUVs podem ser uma alternativa de incentivo, sem grandes investimentos ou alterações das futuras zonas verdes, que, segundo estudos, deverão ser implantadas em cidades com mais de 500 mil habitantes”, acrescenta Guggisberg.

 

Leo Alves
Leo AlvesJornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.
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