Abarth quer transformar o ‘lento’ Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo
A Abarth planeja transformar o lento Fiat 500 Hybrid (0-100 km/h em 16,2s) em um hot hatch. Descubra como a divisão esportiva da Fiat enfrentará o desafio de injetar desempenho no pequeno híbrido.
A divisão esportiva Abarth está se preparando para aceitar um desafio de engenharia e marketing: injetar desempenho no recém-lançado e charmoso Fiat 500 Hybrid. O objetivo é claro — e ousado, dada a base de trabalho: converter o microcarro em um verdadeiro hot hatch, visando reacender o entusiasmo de seus fãs e do mercado.
Abarth quer transformar o ‘lento’ Fiat 500 Hybrid em um hatch esportivo
O carro que serve de base, o Fiat 500 Hybrid, possui especificações que, para muitos entusiastas, o classificam como “extremamente lento”. Equipado com um motor de apenas 1.0 litro, o modelo gera modestos 64 cavalos de potência e 9,4 kgfm de torque. O tempo oficial de aceleração de 0 a 100 km/h é de notáveis 16,2 segundos (com transmissão manual).
Embora o compacto priorize a economia de combustível — com ciclos europeus indicando cerca de 46 milhas por galão (cerca de 38 mpg no padrão EPA) — a falta de velocidade é vista como um obstáculo, especialmente se a Fiat planeja um lançamento mais amplo, incluindo o mercado americano.

Leia aqui: Fiat 500 híbrido é o carro de R$ 110 mil que usa motor de Mobi e faz quase 20 km/l
A Necessidade de um Resgate de Desempenho
A Abarth, conhecida por suas versões empolgantes de hatches compactos, sente a pressão para agir. Gaetano Thorel, chefe da Fiat/Abarth na Europa, admitiu que a base de fãs da Abarth não está totalmente satisfeita desde que o 500 original se tornou puramente elétrico, limitando as possibilidades de modificação e a essência tradicional da marca.
A chegada da versão híbrida surge como uma luz no fim do túnel, oferecendo à Abarth um motor de combustão interna com o qual trabalhar novamente. Thorel confirmou a intenção da divisão em dar um “upgrade” no modelo: “Estamos tentando” torná-lo menos lento, o que por si só representa um desafio significativo para os engenheiros da marca do escorpião.

A missão da Abarth não é apenas melhorar um número no cronômetro, mas sim restaurar a experiência de condução esportiva que seus entusiastas esperam, transformando um carro de 1.134 kg focado em economia em um modelo que possa realmente fazer jus ao emblema Abarth.
O Fiat 500 Hybrid é rápido o suficiente para receber o selo Abarth? Dê seu palpite sobre a potência que ele precisa ter!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.