Mais botões menos telas: entidades de segurança podem reduzir notas dos carros

Novas regras do Euro NCAP e do ANCAP darão preferência a botões físicos em vez de telas sensíveis ao toque em carros. Entenda!

A tendência de carros com telas sensíveis ao toque gigantes e a eliminação dos botões físicos pode estar com os dias contados. Em resposta às crescentes reclamações sobre a distração que essas interfaces causam aos motoristas, importantes agências de segurança, como o Euro NCAP na Europa e o ANCAP na Austrália, anunciaram que suas futuras classificações de segurança darão preferência aos controles físicos.

Botões serão recompensados

A partir de 2026, o ANCAP (Programa Australiano de Avaliação de Carros Novos) vai penalizar as montadoras que colocarem funções essenciais em submenus de telas sensíveis ao toque. Segundo a CEO da agência, Carla Hoorweg, controles dedicados para funções como pisca-alerta, limpador de para-brisa, faróis e buzina serão recompensados e valerão pontos extras nos testes de segurança.

A exigência não é para que as telas desapareçam, mas para que sejam usadas de forma mais inteligente. Funções importantes, se estiverem na tela, devem ser grandes o suficiente e estar no primeiro nível de profundidade, sem a necessidade de navegar por submenus complicados.

A intenção é combater a distração e garantir que o motorista possa operar as funções do carro sem tirar os olhos da estrada.

Teste Latin NCAP - Foto: Divulgação
Teste Latin NCAP – Foto: Divulgação

O caso de Tesla e Volvo

Tesla foi uma das primeiras a popularizar o uso de telas sensíveis ao toque, eliminando até mesmo as hastes de direção em alguns modelos. No entanto, outras montadoras, como a Volvo, também adotaram a mesma abordagem. No Volvo EX30, por exemplo, funções simples como ligar os faróis ou ajustar os retrovisores exigem múltiplos toques na tela e no volante, o que pode ser perigoso.

Apesar da tendência de mercado, a mudança na regulamentação pode forçar as montadoras a repensarem seus projetos de design de interiores, priorizando a segurança e a usabilidade em vez de apenas a estética e a tecnologia.

NCAP quer penalizar por uso exagerado de telas – Foto: Reprodução

E nos Estados Unidos?

Enquanto Europa e Austrália avançam, a situação em países como Estados Unidos ainda é incerta. A Administração Nacional de Segurança Rodoviária (NHTSA), o principal órgão de segurança do país, tem sido criticada por suas regulamentações desatualizadas.

Dados da própria NHTSA mostram que mais de 324.000 pessoas foram feridas em 2023 em colisões envolvendo motoristas distraídos. No entanto, a agência ainda não demonstrou a mesma urgência que seus equivalentes europeus e australianos em regulamentar o uso de telas.

A iniciativa da Euro NCAP e do ANCAP pode ser um sinal de que a indústria automotiva global está entrando em uma nova era, onde a segurança e a ergonomia voltarão a ser prioridades, forçando as montadoras a encontrar um equilíbrio entre tecnologia e a praticidade dos controles físicos.

Qual a sua opinião sobre a volta dos botões físicos? Você prefere a praticidade de um botão ou o visual minimalista de uma tela sensível ao toque?

Leia também: Telas no carro podem ser mais perigosas que beber e fumar maconha; entenda o estudo

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

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