A maior fake News de 2024 pode fazer você acreditar em mudanças na CNH que não existem
Mudanças na CNH: fake news ou é verdade? Entenda o que diz a legislação e especialistas no assunto. Confira todos os detalhes
Uma notícia que circula nas redes sociais revela que será adicionada uma categoria à parte na CNH para motoristas que rodam com carros automáticos. Mas, será que essa informação é falsa ou verdadeira? Logo abaixo, o Garagem360 traz todos os detalhes. Acompanhe!
Entenda o que diz a notícia sobre a inclusão de CNH para carros automáticos.
No vídeo que circula nas redes sociais, Emílio Surita, radialista do programa Pânico na Band, informa que motoristas de carro automático terão uma categoria específica.
Ainda segundo o apresentador, a nova legislação entrará em vigor já no dia primeiro de janeiro de 2025. Além de reestruturar a Carteira Nacional de Habilitação, a mudança trará cursos especializados voltados para a condução de carros automáticos.
Leia também:
-
SUV e picape da Mitsubishi têm descontos exclusivos nos dias 12, 13 e 14 de dezembro
-
Golpes no setor de revenda de carros causam prejuízo de R$ 2,5 bilhões
A nova CNH para carros automáticos é verdade ou fake?
A inclusão de uma nova CNH para carros automáticos é fake. De acordo com o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo de Lima, a notícia está relacionada a um Projeto de Lei, que está em tramitação, assim como outros tantos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional.
Quais serão os próximos passos do Projeto de Lei para a nova CNH para carros automáticos?
O projeto está tramitando na comissão e justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Em outras palavras, os parlamentares estão analisando se a proposta é viável constitucionalmente.
Como surgiu o boato da nova CNH para carros automáticos?
O tema ganhou destaque nas redes sociais após o texto do PL 7746/2017, da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos-RO).
Nele, a parlamentar defende a criação de subcategorias da categoria A da CNH. Na prática, a mudança iria autorizar a condução de veículos de duas ou três rodas, como motocicletas, motonetas e triciclos com ou sem carro lateral, com mais de 50 cilindradas.
Porém, o texto foi alterado e passou a incluir todos os veículos automáticos e não apenas as motocicletas.
De qualquer forma, o Garagem360 orienta que você sempre busque informações oficiais sobre qualquer assunto que envolva a legislação, seja nos sites e páginas do governo ou em mídias especializadas no assunto como o nosso portal.
Essa medida, aliás, deve ser feita antes do compartilhamento de qualquer notícia. Assim, você evita a disseminação de informações falsas, como ocorreu com a inclusão da CNH para carros automáticos.
Também já falamos sobre o tema aqui: Nova CNH para carros automáticos: 4 perguntas e respostas
Uma vez que você já sabe os principais detalhes sobre esse projeto de lei, o Garagem360 quer saber: restou alguma dúvida? Comente!
Leia também: Pesquisa aponta que mais de 1/5 dos motoristas brasileiros começaram a dirigir antes dos 18 anos