Greve na Renault paralisa produção do Kwid e Duster

Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault
Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault (Foto: Divulgação / montagem)

Os trabalhadores da fábrica da Renault em São José dos Pinhais, no Paraná, entraram em greve desde o último dia 6 de maio, em busca de Participação nos Lucros e pela manutenção dos empregos na montadora. O ocorrido paralisou a produção do compacto Kwid e do SUV Duster, veja os detalhes da greve na Renault.

Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault
Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault (Foto: Divulgação)

Greve na Renault: paralisação dos trabalhadores suspende a produção do Kwid e Duster

Os trabalhadores da fábrica da Renault, com sede em São José dos Pinhais, no Paraná, entraram em greve na última sexta-feira, 06 de maio, em busca de Participação dos Lucros da empresa (PLR), bem como a revisão de manutenção dos empregos, um acordo feito com a marca em 2020.

De acordo com o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba (SMC), a greve está prevista para acontecer por tempo indeterminado, até que um novo acordo com a montadora seja estabelecido.

VEJA TAMBÉM

Conforme explica o SMC, a paralisação na linha de produção é uma resposta principalmente à Participação nos Lucros e Resultados (PLR-2022/23), afetada pelos ajustes da montadora nas bases do acordo de flexibilidade e competitividade firmado em 2020.

Além do número de trabalhadores que reduziu de sete mil, em 2020, para cerca de cinco mil atualmente, a velocidade da linha de produção baixou de 60 por hora, em 2020, com dois turnos, para 52 e 27 por hora, agora em 2022, em um turno e meio.

Segundo explica a classe trabalhadora, a paralisação também se dá pelo fato dos dois mil funcionários que se desligaram desde 2020, através do Plano de Demissão Voluntária. Na época, o objetivo do acordo era de manter os empregos e aumentar a competitividade da montadora de origem francesa.

“A empresa atingiu os seus objetivos, mas por outro lado não manteve emprego, reduziu direitos, salários e Participação nos Lucros e Resultados (PLR)”, comentou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault
Sindicato dos Metalúrgicos pelo por Participação dos Lucros e manutenção dos empregos (Foto: Divulgação)

Paralisação interrompe a produção do Kwid e do Duster

De acordo com as informações do Automotive Business, a paralisação afetou a linha de produção da marca, onde modelos como subcompcto Kwid e o SUV Duster deixaram de ser produzidos.

Além desses dois veículos, a unidade fabril é responsável por produzir outros veículos da montadora francesa, como o Captur, Sandero, Logan, Oroch e Master.

Atualização da greve na Renault

De acordo com informações do Sindicato dos Metalúrgicos, a Assembleia com os trabalhadores da fábrica da marca, prevista para hoje, quarta-feira, foi cancelada devido “a falta de avanço nas negociações referente a Participação nos Lucros e Resultados”.

A primeira reunião do sindicato com a montadora aconteceu durante a segunda-feira, 09. Outra conversa estava prevista para ser realizada ontem,10 de maio, mas foi cancelada pela Renault.

Espera-se que uma nova reunião com a marca aconteça ainda hoje, 11, enquanto a assembleia com os trabalhadores aconteça na próxima quinta-feira, 12.

Kwid e Duster tem produção interrompida após início da greve na Renault
Além do Renault Kwid e Duster, outros veículos da marca são produzidos na planta de São José dos Pinhas (Foto: Divulgação)

 

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar